Durante a primeira consulta são pedidos exames pré-natais como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo), para identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo).
Especificamente, quatro (4) são as atividades básicas desenvolvidas por ocasião da consulta e que englobam:
Hemoglobina e hematócrito (Hb/Ht): na primeira consulta. VDRL: na primeira consulta (repetir no terceiro trimestre). Glicemia de jejum: solicitar na primeira consulta de pré-natal (se normal, repetir na 20ª semana). EQU e urocultura: solicitar na primeira consulta (repetir na 30ª semana).
Os principais exames que devem ser realizados na gravidez são:
Além da ultrassonografia, é fundamental realizar os exames de sangue e urina em laboratório no primeiro trimestre de gestação. O exame de urina vai determinar se há alguma infecção urinária, que se não for tratada pode induzir um parto prematuro.
Exames de pré-natal: quais são e quando devem ser feitos?
Triagem Pré-Natal em cartão-filtro: um futuro saudável para o...
Primeiro trimestre Nessa primeira fase da gravidez, o ultrassom transvaginal ou endovaginal é o mais comum, sendo realizado entre a 7ª e 8ª semana de gestação. Para melhor avaliação, o transdutor é introduzido pela vagina da gestante, o que permite visualizar os órgãos dentro da cavidade pélvica.
Conheça os principais:
Quando realizar ecografia? Numa gravidez de baixo risco devem ser realizadas 3 ecografias obstétricas. São realizadas em diferentes fases da gravidez e são diferentes os seus objectivos.
Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.
A partir da 12ª semana, a via abdominal é a mais indicada. O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez.
Com 12 semanas, a futura mamãe irá fazer o exame Translucência Nucal, que detecta se há problemas cromossômicos no desenvolvimento do bebê, como a Síndrome de Down. O exame realizado com 20 semanas é o chamado “ultrassom morfológico”, que verifica cada parte íntima do bebê.
Ela deve e tem direito a realizar todos os exames e deve fazer, pelo menos, três ultrassons durante o pré-natal, um a cada trimestre, mas além desses tem muitos outros”, acrescenta o obstetra.
Considerado o principal exame da gestação, deve ser realizado entre 20 e 26 semanas, ideal entre 22 e 24 semanas. A ultrassonografia morfológica do segundo trimestre é a principal ferramenta diagnóstica na detecção pré-natal de anomalias congênitas.
É recomendado fazer o ultrassom morfológico no segundo trimestre, entre as 18 e as 24 semanas de gestação, pois é quando o bebê já se encontra suficientemente desenvolvido.