O blastocisto, estágio de desenvolvimento da blástula, é formado por uma camada interna de células que origina o embrião propriamente dito e uma dupla camada de células, o trofoblasto, que é o precursor do córion. Palavras-chave: Embriologia, desenvolvimento embrionário, cavidade uterina, endométrio, gestação.
Roteiro: Dentro de 3 a 4 dias após a fertilização, as células do embrião adquirem um formato esférico e o embrião é chamado mórula. Dentro de 4 a 5 dias, forma-se uma cavidade na bola de células e o embrião é então chamado blastocisto.
Enquanto a mórula se refere ao pequeno número de células nos estágios iniciais de desenvolvimento embrionário, o blastocito se refere ao tipo de célula encontrado na blastulação, apresentando mais divisões do que a mórula, sendo portanto, mais especializado, por conta do estágio mais avançado.
Mórula (do latim morula, diminutivo de morus, amora) é o primeiro estágio da embriogênese de alguns tipos de zigotos (célula resultante da união do gameta feminino e masculino), processo que ocorre logo após a fertilização, e este sofre sucessivas clivagens até a formação da blástula, passando pelo estágio de mórula.
O interior dessa cavidade é preenchido por fluido, originado do útero, que penetra pela zona pelúcida. Essa cavidade é chamada também de blastocele. Nesse momento, o embrião deixa de ser chamado de mórula e passa a ser chamado de blástula.
A mórula alcança o útero cerca de quatro dias após a fecundação e o fluido da cavidade uterina passa através da zona pelúcida para formar – a cavidade blastocística (figura 5 e 6).
Porém, surgiu uma tendência para transferir os embriões no estágio de blastocisto. Isso ocorreu porque é justamente nesse estágio (de blastocisto) que os embriões gerados de forma natural chegam ao útero.
Etapa do desenvolvimento embrionário que ocorre logo após a fecundação. O zigoto sofre sucessivas divisões mitóticas formando um aglomerado de células, dita mórula. Esta, sofre uma invaginação formando a estrutura blastocisto, que se caracteriza pela formação de uma cavidade líquida (blastocélio) entre os blastómeros.
Como acontece a implantação do embrião no útero? O zigoto se forma na tuba uterina após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Os pronúcleos se fundem em uma única célula, chamada zigoto, e depois de algum tempo passam a se dividir, processo chamado de clivagem.
A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.
5 sintomas pode podem surgir na 1ª semana de gravidez