– Brinquedos que tendem a incentivar a leitura, a associação de palavras e dos objetos são ótimas opções de desenvolvimento da criança com deficiência intelectual; – A utilização do Geoplano para o aprimoramento de aspectos de percepção costuma ser eficazes.
5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
As práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor dos alunos com deficiência devem estar embasadas em princípios de significação, não podem ser desenvolvidas ao acaso, por tentativa ou erro, mas sim com ações significativas para a vida do aluno e interligadas com a comunicação, da maneira mais adequada entre os ...
Ao descrever uma criança com necessidades especiais tenha certeza de colocar a criança antes da deficiência. Por exemplo, diga “uma criança com dificuldade de aprendizado” ao invés de “um autista com dificuldade de aprendizado”. Fale com as crianças usando palavras simples, mas não palavras infantis.
Utilize múltiplos recursos Alunos com deficiência desenvolvem melhor as suas capacidades quando são expostos a materiais que envolvam seus sentidos. Dessa forma, sempre que possível, o professor deve usar objetos concretos, capazes de envolver o tato, a visão, o olfato e a audição desses estudantes.
O ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, no caso da deficiência visual e auditiva, adaptações do material e do ambiente físico, no caso da deficiência física, e estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do comportamento, no caso do transtorno global, são alguns exemplos de ...
As principais medidas são as de acesso, por exemplo, a construção de rampas para alunos cadeirantes, a presença de instrutores para alunos especiais, como um tradutor para língua de sinais, alguém que ajude um aluno com deficiências visuais, tendo em vista a dificuldade de se locomover em ambientes muito cheios.
O estudo aponta como dificuldade, a falta de formação, o despreparo, à falta de recursos, deslocando o problema para o aluno. Contata-se que a educação inclusiva tem trazido inquietações, insegurança e um desafio para os professores que se percebem despreparados para atuar com alunos incluídos.
O publico especial tem direito a vários aparatos para conseguir ir a escola. São garantidos por lei que a escola deve preparar-se para receber o aluno especial, dando acomodações, profissionais de apoio e qualificação de profissionais para lidar com as diversas formas de alunos.
Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.