É qualquer tipo de matéria com pouca resistência à deformação, podendo ser líquido, gás ou vapor. Muitas vezes o fluido é a própria substância de trabalho. Substância que se deforma continuamente sob a ação de uma força tangencial (cisalhante), por menor que seja esta força. O fluido tem a propriedade de escoar.
Dentre as propriedades listadas no exercício, aquela que pode ser considerada uma propriedade específica é a Densidade. As substâncias apresentam diversas propriedades que podem ser classificadas em dois tipos, as Gerais e as Específicas.
Dentre as propriedades específicas, podemos citar: Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Propriedades organolépticas: São as propriedades percebidas pelos sentidos. São elas: odor, sabor, cor, brilho, etc.
Teste realizado com o intuito de avaliar as condições sensoriais do alimento/água, ou seja, um processo de avaliação criterioso em suas características de paladar, odor, cor e textura.
adjetivo Capaz de impressionar nossos sentidos: as qualidades organolépticas de um vinho.
Os alimentos, como a carne, o peixe e os vegetais, têm cores próprias e quando são apresentados com uma cor diferente podem ser rejeitados pelos consumidores, seja por uma questão de hábito, seja por mostrarem indícios de deterioração.
Todas as substâncias puras apresentam individualmente diversas propriedades específicas. Quando tais características podem ser percebidas pelos sentidos humanos recebem o nome das propriedades organolépticas (do grego, organon, organismo, letpos, que impressiona), sendo elas: cor, brilho, odor, sabor e textura.
As propriedades físicas são propriedades específicas de determinada matéria. São aquelas que podem ser observadas quando há ação mecânica ou do calor (energia térmica). As propriedades que estudaremos são: Densidade, dureza, ponto de fusão, ponto de ebulição, calor específico, permeabilidade, condutibilidade.
- propriedades organolépticas, etc. Estudar estas propriedades é importante na identificação das diversas substâncias existentes no Planeta Terra.
A Química estuda os materiais, as transformações que eles podem sofrer e a energia envolvida nesses processos. Isso é importante por diversos motivos, dentre eles está o fato de que estudando os materiais, podem-se conhecer as suas propriedades e assim estabelecer um uso apropriado para eles.