Independente dos motivos para o que está sendo armazenado como estoque, a principal característica dele existir é porque sempre teremos uma diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda. Podemos diferenciar nesse contexto, o tratamento dado aos estoques de produtos acabados que são destinados para venda.
· Influência sobre o serviço prestado ao cliente. RAZÕES PARA NÃO TER ESTOQUES: · CUSTO: estoques são considerados gastos desnecessários (dinheiro pode ser aplicado em outra coisa e não ficar parado);
Não é conveniente manter estoques pois nunca se sabe como pode ficar o mercado. Por exemplo, um produto que hoje vende muito pode parar de ser procurado em poucos dias e, com isso, se a empresa possui um grande estoque deste produto, ela terá um alto prejuízo.
Principais etapas do processo de armazenagem O sistema de armazenagem envolve, basicamente, seis atividades macro. São elas: recebimento, conferência, estocagem, separação, embalagem e expedição.
Coordenar entrada e saída de mercadorias. Fazer registro e inventário de materiais permanentes ou de consumo. Inspecionar itens defeituosos e enviá-los para reparo. Conferir se os produtos recebidos estão de acordo com o que foi solicitado, em quantidade e integridade.
Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa.