Ficou estabelecida que a cor amarela, que deriva da vermelha, é a cor do Orixá Iansã, também pelo fato de ser uma energia de luta. ... A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Iemanjá que aceita, em seu ritual, velas brancas.
Pegue uma vela amarela e escreva sete vezes o nome da pessoa amada. Passe nela bastante mel e pó de desespero (pode ser encontrado em casas de artigos místicos). Acenda a vela de cabeça para baixo na porta de entrada de sua casa ou do portão, com muito cuidado para não se queimar.
A vela de mel é uma que queima mais forte e mais brilhante, pois sua cor ajuda a refletir mais a incidência da luz. Trata-se da única vela que emite íons negativos. O que significa isso? Significa que ela purifica o ambiente, melhora a qualidade do ar, e ajuda a revigorar o corpo.
As cores dos Orixás na Umbanda
O AMARELO lembra ouro, dinheiro, riquezas. É a cor que ilumina traz a coragem para seguir em frente. Para aqueles que estão precisando de uma graninha extra, nunca é de mais arriscar.
Cores: Ogum no Candomblé usa o azul rei, o verde e o branco. Na Umbanda, Ogum usa o vermelho que é associado à luta. Oxum usa o amarelo que simboliza o ouro e a prosperidade.