As regras de convivência são um conjunto de normas sociais que é tão importante inculcar às crianças, como ensiná-las o alfabeto ou a comer com talheres. São as normas que nos asseguram conviver em paz e em harmonia evitando a discórdia.
Conflitos familiares. Os conflitos são inerentes ao processo de evolução dos seres humanos. A relação em família é complexa, pois cada ser humano é singular em relação a sua história, temperamento, idade, composição genética, etc.. ... Essas diferenças no contexto relacional tornam-se as bases dos conflitos.
As brigas de família podem surgir por diversos motivos: ciúmes, dinheiro, descaso, negócios familiares, choque de personalidades, rivalidade entre irmãos, etc. Esses conflitos poderão se estender por muitos anos e não serão solucionados enquanto alguém não der o primeiro passo.
Peça desculpas pelo que fez de errado. Mostre que entende o que fez e depois demonstre arrependimento. Tenha empatia e reconheça os sentimentos do seu parceiro e como eles foram afetados. Diga especificamente “Eu sinto muito” para que ele saiba que está explicitamente pedindo desculpas pelo que fez de errado.
A melhor maneira de resolver uma discussão, que parece não se resolver nunca, é mudar de atitude no relacionamento e ser sincero ao falar sobre os seus sentimentos. Não tenha vergonha e nem receio de se expor. Os conflitos só podem ser resolvidos quando se tem bem claro os motivos que levaram a essa situação.
club apresenta dez dicas para fazer as pazes com o amor de sua vida.
Veja 10 dicas para acabar bem uma briga de casal
Dicas de Como Resolver Conflitos Entre Colaboradores
Um bom chefe é comunicativo e está em constante conexão e sintonia com o seu grupo de funcionários. Você não precisa e nem deve ser condescendente com funcionários que não respeitam as regras da empresa. Se algum deles não agir de acordo com o que for pedido, avise-o e diga que isso não poderá se repetir novamente.
Se o funcionário falar mal do chefe em um site, e ele se sentir ofendido, ele pode pedir indenização. Aí cai nos crimes contra a honra, como a injúria, difamação e calúnia", afirma a advogada. Ela acrescenta que o empregado pode ser acionado em uma ação civil e uma ação criminal.
Para lidar com um funcionário problemático é preciso desenvolver um plano para tentar resolver a situação. Escolha um local reservado para conversar, pois chamar a atenção do colaborador na frente de todos nem sempre é uma boa alternativa. Não aja impulsivamente, mas tome uma atitude rápida para controlar a situação.
Não ouvir outras opiniões. Trabalhar em equipe é saber ouvir outras ideias, pontos de vista e estar aberto a sugestões. É preciso dosar as suas opiniões com as dos demais membros da equipe ou da organização.
6 atitudes que podem prejudicar a sua imagem no ambiente de trabalho