Como Localizar Fuga De Corrente Automotiva?

Como localizar fuga de corrente automotiva

1. O utilizador reconhece que as mensagens enviadas no Dúvidas e Soluções Técnicas (Fórum) são da autoria do público em geral, e não do Fórum do Oficina Brasil, e que as mesmas são divulgadas apenas com a finalidade de promover o debate e a discussão de diversos temas referente ao setor da reparação automotiva. Outros assuntos (religião, política, piadas, sexo, futebol e outros) serão imediatamente deletados por nossos moderadores sem aviso prévio.

Para neutralizar a ação do ácido sulfúrico, espalhe bicarbonato de sódio sobre a bateria e despeje água, aguarde alguns segundos e passe um pano seco para limpar (Foto 7). Deve se limpar também os terminais dos cabos de conexão, retirando os sais como azinhavre, que geram microfaíscas podendo provocar explosão da bateria.

Termos

Testes de corrente de fuga da bateria por consumidores do automóvel - Este teste deve ser realizado toda vez que houver a reclamação de bateria descarregando depois do veículo parado por algumas horas, ou do dia para noite. O problema aparece normalmente quando o veículo sofreu algum sinistro que afetou os chicotes elétricos ou foi preciso desmontar circuitos elétricos e componentes. Mas tambem existem aqueles casos em que houve instalação de acessórios de forma errada ou curto-circuito em chavescabos elétricos e consumidores.

7. Ao participar do Fórum, o utilizador garante à Oficina Brasil quaisquer direitos de propriedade intelectual ou industrial de terceiros. O utilizador será responsável perante o Fórum do Oficina Brasil pelas pretensões de terceiros no que respeita a qualquer violação de direitos de propriedade intelectual ou industrial resultante da divulgação de mensagens no Fórum.

Uma bateria descarregada nem sempre é decorrente da perda de sua eficência. Ela pode estar sendo “vítima” de uma fuga de corrente indevida, que precisa ser corretamente diagnosticada e sanada. Acompanhe as importantes dicas desta matéria

Uma bateria descarregada nem sempre é decorrente da perda de sua eficência. Ela pode estar sendo “vítima” de uma fuga de corrente indevida, que precisa ser corretamente diagnosticada e sanada. Acompanhe as importantes dicas desta matéria

5. Ao enviar uma mensgem para o Fórum concederá, ao Oficina Brasil uma licença exclusiva, transmissível, universal, perpétua e livre de encargos para utilizar a mesma para qualquer fim, incluindo a sua reprodução, revelação, transmissão, publicação, emissão ou envio.

Obs: É bom lembrar que alguns veículos perdem codificação de rádio e algumas configurações, como vidros das portas, e até injeção, quando desligar a bateria. Leia antes o manual do carro.

Últimos Vídeos

Aguarde alguns segundos/minutos e o valor de corrente deve cair para aprox. I= 0,015A a  I=0,070A, ou seja, de 10 a 70 miliamperes, que são valores aceitáveis, dependendo do modelo e sistemas elétricos como rede can, multimídia, alarmes etc. 

Agora que você já sabe como funciona a fuga de corrente em automóveis, faça o teste no seu. Se o problema for a bateria, na Auto Bitts temos os melhores preços para você! Visite uma de nossas seis lojas ou nossa loja virtual e confira produtos com preços justos para você fazer a sua manutenção automotiva com qualidade.

CONFIRME SEU CPF

CONFIRME SEU CPF

4. Quaisquer mensagens que envie para o Fórum serão de sua exclusiva responsabilidade. O Oficina Brasil não será responsável pelo conteúdo de quaisquer informações ou comunicações enviadas pelos utilizadores do Fórum.

O primeiro passo é medir a tensão da bateria com o motor parado e consumidores desligados, que deve ser aproximadamente U=12,60V conforme indicado na figura e depois com o motor funcionando, que deve ser aproximadamente U=14 V,em seguida desligue o cabo negativo da bateria (Foto 1).

Blogs Recentes

2. O Fórum do Oficina Brasil é fundamentalmente uma ferramenta para utilização exclusiva de profissionais da mecânica automotiva para troca de informações que auxiliem na solução de problemas de difícil solução;

Observe que após a ligação dos cabos pode aparecer uma leitura de consumo de corrente um pouco alta como mostra a figura I=0,769 A, mesmo com o veiculo trancado, isso porque o sistema de alarme ainda pode estar fazendo uma varredurano habitáculo pelo ultrasom.

Alteração de Cadastro

Antes de desligar o cabo negativo da bateria, certifique se de todos os consumidores estão desligados. Alguns sistemas de injeção levam até 10 minutos para se desligar.

Exemplo de valor ideal I=0,068A (Foto 4). Para identificar o problema, ou o consumidor que está em curto, basta ir retirando um fusível de cada vez da central elétrica e verificando se a corrente cai no amperímetro. Quando a corrente cair verifique a qual circuito o fusível pertence e faça as inspeções e testes elétricos com o multímetro, como continuidade em relação ao positivo e negativo, nas chaves, consumidores e cabos.

Obs: Para veículos modernos, recomenda-se ligar em paralelo no veículo uma bateria auxiliar antes de realizar o desligamento da bateria que será substituída. Este procedimento é importante para que as memórias das diversas unidades de comando dos sistemas eletrônicos do veículo não sejam afetadas. Caso estas memórias sejam apagadas, os procedimentos mais complexos de reconfiguração de alguns sistemas deverão ser executados pelo mecânico/eletricista.

Visto

3. O utilizador (internauta) reconhece que as mensagens enviadas para o Fórum serão consideradas como não confidenciais e sem proprietário, e que as mesmas serão consideradas públicas.

Verifique nesta medição após a limpeza que a condutibilidade elétrica caiu para U=0,001V (um milésimo de volt), a carcaça está limpa sem descargas superficiais (Foto 8).

Com o cabo preto apoiado no borne negativo da bateria, deslize a ponta metálica do cabo vermelho sobre a carcaça e verifique os valores de tensão no voltímetro, como mostra a Foto 6. No exemplo da figura esta bateria, embora não apresente visualmente depósitos de sujeiras, apresentou uma condutibilidade alta de U=5,49V, por resíduos ácidos e umidade.

Lo útlimo

Lo útlimo

6. O utilizador renuncia a qualquer pretensão que possa ter sobre o Fórum do Oficina Brasil com base numa alegada violação de um direito de propriedade intelectual ou industrial, relativo a qualquer mensagem enviada para o Fórum.

Se o valor apresentado estiver acima de I=0,150A (150 miliamperes), algum consumidor pode estar ligado, em curto-circuito, cabos elétricos ou ligações erradas de consumidores.     

A descarga superficial da bateria ocorre por sujeiras depositadas sobre a bateria, como a poeira da pista que pode conter residuos metálicos e outros condutores elétricos, resíduos e gases do compartimento do motor e a umidade e vapores ácidos emitidos pelos repiros da bateria.

Como descobrir o que está roubando carga?

Outra maneira de descobrir se algo está roubando a carga de uma bateria, seria o teste de fuga de corrente. O modo mais correto é usar uma alicate amperímetro de corrente contínua. Ele seria aplicado ao positivo da bateria e a fuga medida no visor.

Como calcular uma corrente de fuga?

A corrente de terra ou diferencial residual, neste caso, é detectada e calculada pela soma vetorial das outras quatro: Idr=I1+I2+I3+In. Normalmente, os ajustes para a atuação desta proteção são da ordem de 10% a 30% da corrente nominal.

O que é uma fuga de corrente?

A fuga de corrente é um fluxo de energia indesejado – e inesperado – que “foge” de fios e condutores por causa de uma baixa isolação. O incidente pode ser comparado a um vazamento, pois consiste no gasto involuntário de alguma matéria-prima que, neste caso, é a eletricidade.

Como saber se o disjuntor está com problema?

Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.

Quando um circuito está em curto?

Quando dois pontos de um circuito são ligados por um fio de resistência desprezível, dizemos que há curto-circuito, o que significa que os dois pontos têm o mesmo potencial. Em alguns casos, provocando um curto-circuito podemos eliminar um resistor do circuito, pois ele deixará de ser percorrido por corrente.

O que fazer em caso de curto?

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

Como testar fonte em curto?

Agora pegue o cabo de alimentação que você usa no PC, plugue-o na fonte e depois ligue-o direto na tomada. Se a ventoinha (ou ventilador) da fonte começar a girar, a fonte está funcionando. Se não, então já pode dar este componente como perdido. Terá que ser feita a troca.

Como testar um Potenciometro com Multimetro?

Retire uma das sondas das extremidades do ohmímetro e coloque-a no cursor. Gire o controlador lentamente para a outra direção enquanto observa o visor do instrumento de medição. Quando chegar ao final, a resistência deverá estar próxima de zero.

Como testar Potenciometro de 6 pinos?

Como testar um Potenciômetro?

  1. Coloque seu multímetro em uma escala maior que a faixa de resistência do potenciômetro.
  2. Primeiro teste a resistência máxima posicionando as ponteiras nos pinos das extremidades, este deverá mostrar a resistência total com um valor muito próximo.