Existem diversas técnicas que nos auxiliam a liberar a tensão muscular e nos livrar desses pontos incômodos. Algumas delas são a acupuntura, o agulhamento e a liberação miofascial. Escolha uma com a qual você se sente confortável para aliviar a dor em seu aluno.
Isso ocorre por conta de fatores como lesões musculares, estresse, deficiência de nutrientes e traumas no geral. Nesse processo, surge um nódulo no músculo que é bastante sensível ao toque. Os locais onde esses nódulos se encontram e que causam dor ao paciente são chamados de ponto-gatilho, ou “trigger point”.
Como reduzir a tensão muscular e melhorar a postura
O que pode ser dor no corpo todo. A dor no corpo todo pode acontecer devido a diversas situações, podendo ser associada à estresse ou ansiedade, ou ser consequência de processos infecciosos ou inflamatórios, como no caso da gripe, dengue e fibromialgia, por exemplo.
Causas emocionais Emoções negativas como a raiva, a inveja, o pesar e o desejo de vingança podem originar dores no corpo. Além disso, o estresse e a ansiedade, quadros muito comuns atualmente, também podem provocar desconforto ao acordar. Isso acontece porque a mente e o corpo estão intimamente interligados.
No entanto, esse incômodo pode ser potencializado se o colchão ou a posição adotada não forem adequados. Outra causa comum, principalmente nos idosos, é a artrose, uma doença caracterizada pela degeneração natural das articulações. Doenças próprias do sono também podem atrapalhar o descanso e ocasionar dores no corpo.
Nesse momento, o corpo reage com calafrios, contrações musculares e alteração dos batimentos cardíacos, porque está lutando para se manter aquecido. Esse é o motivo do mal estar causado pela febre.
Assim como toda infecção viral, a gripe provoca uma reação no sistema imunológico que leva à liberação de várias substâncias inflamatórias. Quando esse processo acontece nos músculos, aparece a dor muscular. Portanto, esse tipo de dor no corpo é uma consequência natural.
Remédios para tratar a gripe
7 dicas para melhorar da gripe mais rápido
Confira algumas:
Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos.