Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
Os indices da tabela permitem determiar quanto um metal é bom condutor de calor. Pela tabela vemos que a prata é o melhor condutor térmico ficando em último lugar o aço.
Resolução: Em geral, os metais são excelentes condutores de calor. Isso faz com que haja uma transferência de calor mais rápida das mãos para o metal, causando a sensação de toque mais fria do que quando tocamos o plástico.
O ferro é aproximadamente trezentas vezes melhor condutor de calor que a madeira. Por isso, quando se encosta a mão num objeto de ferro, o material como que rouba o calor da mão, esfriando-a rapidamente. Com um pedaço de madeira não se percebe esse esfriamento porque a madeira retira o calor da mão muito lentamente.
Resposta. Resposta: os metais no caso o Ferro(Fe) são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira é péssima condutora, sendo inclusive usada como isolante. Um pedaço de madeira não esquenta quando colocado numa panela quente, porem um prego de Ferro(Fe) .
A alternativa correta é a letra C) Porque os metais são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira é péssima condutora de calor. Explicação: Uma colher de metal ( ou qualquer outro objeto) esquenta mais do que uma colher de madeira, por causa da sua composição, ou seja, do que é feita.
Resposta. O cabo da colher de metal estará mais quente que o da colher de madeira. Isso ocorre porque o metal é um bom condutor térmico, fazendo o calor se espalhar por toda a sua extensão.
Resposta: Acontece que os metais são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira é péssima condutora, sendo inclusive usada como isolante.
Resposta: Helena se queimou pois a colher é feita de metal e estes materiais são bons condutores de calor, ou seja, o calor da panela se transferiu para a colher. se a colher fosse de madeira por exemplo, isso não aconteceria já que a madeira não é um bom condutor de calor.
CONDUÇÃO TÉRMICA. Condução é o processo de propagação de calor no qual a energia térmica passa de partícula para partícula de um meio.
O calor é energia térmica em trânsito, que vai do corpo mais quente para o mais frio. Tal fato ocorre em razão da condução térmica, na qual ocorre transferência de calor da panela para a colher, e pelo fato dos metais em geral serem excelentes condutores térmicos. ...
Nós separamos 6 dicas para que o seu verão seja mais gostoso, refrescante e saudável!
Física na Cozinha - Atrito, aplicação de vetor força (pressão, elasticidade, forma...), cinemática, dinâmica, eletricidade, estudo do meio (condições de temperatura, umidade e pressão) e etc....
Esse recipiente pode ser exemplificado usando a garrafa térmica, que garante a manutenção da temperatura adequado por meio de princípios de termologia da física. uma panela de alumínio ou ate mesmo, um papel.
Resposta:O. metal absorve calor, por isso aquece mais rápido. Já o vidro ele é um mal condutor de calor, mantendo a comida quente por mais tempo.