Os filmes são assim constituídos por uma série de imagens impressas em determinado suporte, alinhadas em sequência, chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de observar movimento.
Cinema Novo é um movimento cinematográfico brasileiro, destacado pela sua crítica à desigualdade social que se tornou proeminente no Brasil durante os anos 1960 e 1970. ... O Cinema Novo se formou em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil.
O cinema novo buscou naquele período apresentar representatividade na produção de filmes dentro do nosso país, ou seja, para ser mais exato, notamos que esse movimento cinematográfico se destacou por sua ênfase na igualdade social e intelectualismo que se tornou proeminente no Brasil durante as décadas de 60 e 70.
Resposta Um grupo que decidiu fazer filmes engajados e ligados à realidade brasileira.
Tem mais depois da publicidade ;) Tendo como grande princípio a máxima “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”, essa nova geração de cineastas propôs deixar os obstáculos causados pela falta de recursos técnicos e financeiros em segundo plano.
Resposta. Resposta: São consideradas três fases do Cinema Novo que se diferem em tema, estilo e assunto. A primeira fase vai de 1960 a 1964, a segunda fase de 1964 a 1968 e a última vai de 1968 a 1972 aproximadamente.
Glauber Rocha
Tratava-se de uma arte "nacional-popular", com filmes orientados politicamente realizados em um momento de acirramento ideológico. Ao afirmar que cinema se faz com "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", o artista defendia a utilização dos meios de produção artística a serviço da transformação social.
A produção de Hector Babenco, baseada no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella, se tornou o campeão de bilheteria desde a retomada do cinema brasileiro, com 4,7 milhões de espectadores.
Terra em transe, dirigido e lançado por Glauber Rocha em 1967, vem acompanhado de inúmeros acontecimentos históricos no Brasil, dentre eles o golpe militar de 1964, os movimentos estudantis representados pela UNE (União Nacional dos Estudantes), além de outros meios artísticos que paulatinamente sofreram com o golpe e ...
Cinema marginal (também chamado de cinema de invenção, cinema marginalizado ou udigrúdi) foi um movimento cinematográfico brasileiro que se propagou pelo país entre meados de 1968 e 1973, tendo como principais produtoras a Boca do Lixo em SP e a Belair Filmes no RJ.
Outra diferença fundamental me parece ser o enfoque dado aos personagens. Se no Cinema Novo eles tendem ao arquetipal, cada um representando a classe social à qual pertence, os Marginais me parecem um pouco mais individualizados.
As origens da Embrafilme remontam ao ano de 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, quando ocorreu a criação do INCE (Instituto Nacional de Cinema Educativo), um recurso político articulado com a finalidade de incentivar o acesso à cultura, ao mesmo tempo em que tornava possível a censura sobre o que não fosse do ...
A criação da Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes), em 1969, teve o objetivo de financiar as produções cinematográficas que se alinhassem às exigências do governo militar. Sob o controle do estado, uma indústria nacional passou a se estruturar, regulamentada pelo Conselho Nacional de Cinema (Concine).
O Estado governado pelos militares sabia que não poderia sufocar completamente o cinema, visto que era cercado pela grande indústria cinematográfica de Hollywood, então começou a apoiar o cinema nacional, mas sempre evitando críticas ao regime, e para isso usavam a censura.
As chanchadas, primeiro gênero de filmes criado no Brasil, ganham destaque nos anos 40.
Salão de Novidades Paris
Cinédia
Resposta. A história do cinema no Brasil começa no final do século XIX, mais precisamente em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. ... Inicialmente o cinema era mudo, e somente na década de 1930 que surge o cinema falado.