As principais características da entrevista são a oralidade e o discurso direto (reprodução integral da fala de um personagem).
As entrevistas consistem em três partes principais e, como nas histórias, são elas: início ou apresentação da entrevista, o corpo ou o desenvolvimento da entrevista e, finalmente, o fechamento. A seguir, iremos abordar e explicar cada uma dessas partes, que todas as entrevistas devem ter.
REDAÇÃO DA ENTREVISTA Fazer uma introdução (apresentar brevemente o entrevistado, destacar o tema daconversa, falar sobre as condições de realização da entrevista, etc.) Transcrever as perguntas e respostas ou reportar a entrevista de forma indireta,eventualmente fazendo a seleção das partes mais interessantes.
Marcas da oralidade é a transcrição do falar cotidiano das pessoas na escrita. Nesse caso, o autor quando escreve uma crônica, por exemplo, vai transcrever um diálogo não de forma culta, mas sim da maneira como as pessoas falam. As gírias fazem parte das marcas da oralidade.
É na linguagem coloquial que encontramos as gírias, estrangeirismos, neologismos, abreviações, isto é, palavras e expressões que não se relacionam à norma culta da língua portuguesa.
Características da linguagem formal: Utilização rigorosa das normas gramaticais (norma culta); Pronúncia clara e correta das palavras; Utilização de vocabulário rico e diversificado; Registro cuidado, prestigiado, complexo e erudito.