Formação de imagem no aparelho de tomografia Após atravessar o corpo do paciente, a radiação é captada, em forma de fótons, pelos detectores. Depois, os detectores convertem os fótons em sinal analógico, que, então, é enviado para um computador.
As janelas são recursos computacionais que permitem que após a obtenção das imagens a escala de cinzas possa ser estreitada facilitando a diferenciação entre certas estruturas conforme a necessidade. ... A mesma imagem pode ser mostrada com diferentes ajustes da janela, de modo a mostrar diferentes estruturas de cada vez.
A analogia é com uma grande janela voltada para o horizonte. Para vermos “tudo” de uma vez, perdemos pequenos detalhes. Assim, não é possível ver o parênquima cerebral, apenas osso, por isto chamamos de “janela óssea” (figura 15).
Segure o filme na orientação correta.
As áreas de dano ósseo aparecem como pontos escuros na imagem do esqueleto. Esses pontos podem sugerir a presença de câncer metastático. No entanto, outras doenças, como por exemplo, a artrite apresenta o mesmo padrão de imagem.
Na sinusite aguda, comumente apresenta-se na TC com o acúmulo de secreção formando nível hidroaéreo nas cavidades e o espessamento mucoso, podendo vir associado a presença de cistos e/ou pólipos.
A tomografia computadorizada permite confirmar a localização do câncer, e também se o tumor se disseminou para órgãos próximos, como o fígado, bem como para os linfonodos ou outros órgãos distantes do corpo.
O PET-CT é o melhor exame que existe para diagnóstico de câncer, porque ele realiza dois exames de uma só vez: uma tomografia convencional e um PET. Ele detecta a doença no corpo inteiro, o que pode mudar em até 40% o estadiamento do paciente, direcionando seu tratamento e tornando mais eficiente.
O exame de sangue oculto nas fezes é o mais utilizado no rastreio do câncer de intestino, pois é prático, barato e não é invasivo, sendo apenas necessária a coleta de uma amostra de fezes pela pessoa, que deve ser enviada para o laboratório para análise.
As causas mais comuns são hemorroidas, divertículos intestinais, fissuras anais, Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, pólipos e câncer de intestino grosso e reto – câncer colorretal.
Nesse caso, as fezes com sangue estão associadas a possíveis lesões nas regiões que ficam no começo do trato intestinal, como estômago, intestino delgado e o lado direito do cólon. Além de lesões, as fezes com sangue podem ter como causas doenças benignas como fissura anal, hemorroidas, divertículos e úlcera gástrica.
A causa destas lesões inflamatórias no intestino podem ser a colite ulcerativa ou a doença de Crohn. "Além da inflamação, costuma-se ter diarréia e dor abdominal", afirma Mearín. Normalmente, afetam o cólon - ou o intestino delgado no caso da doença de Chron. Neste caso, as fezes ficam vermelhas e escuras.