Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e pélvica. Os ureteres são capazes de realizar contrações rítmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo.
Os ureteres são dois tubos que ligam os rins à bexiga. Fazem parte do aparelho urinário, juntamente com os rins, a bexiga urinária e a uretra. Têm entre 25 a 30 cm de comprimento e cerca de 6 mm de diâmetro.
Ureter são dois tubos responsáveis de conduzir a urina dos rins até a bexiga. Já a uretra, é o tubo fibro-muscular responsável por levar a urina da bexiga pra fora do corpo.
São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. Órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. A pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim.
Após tratamento da infecção, a pedra pode ser retirada. Em algumas situações, é colocado um cateter chamado “duplo J” dentro do ureter para ajudar na drenagem de urina para a bexiga, já que o cálculo está obstruindo sua passagem. Esse cateter é de uso provisório e deverá ser retirado após algumas semanas.
O procedimento clínico mais comum, a litotripsia, custa em média R$ 1.
Alguns pacientes podem necessitar de uma analgesia com sedação leve durante o procedimento. A sessão de Litotripsia dura de 30 a 40 minutos. Alguns pacientes podem necessitar de duas ou mais sessões de LECO para fragmentar totalmente o cálculo.