Etapas de representação do desenho
No desenho infantil, o desenvolvimento acontece em dois aspectos. O primeiro aspecto está relacionado com o aspecto cognitivo. À medida que a criança reconhece objetos ela memoriza e aprende as formas. Assim, a criança consegue transferir esse conhecimento para o papel.
O docente deve auxiliar o aluno no processo de aprendizagem para que este se aproprie do conhecimento, sabe-se que a criança constrói seu conhecimento a partir das vivências do mundo onde vive e deve-se estimular essa vivência. Através desses rabiscos a criança percorre o caminho até as representações gráficas.
Não usa o dedo ou o pulso para controlar o lápis. Faz movimentos de vaivém, vertical ou horizontal; muitas vezes, o corpo acompanha o movimento. Na garatuja ordenada a criança descobre a relação traço-gesto. Passa a olhar o que faz, começa a controlar o tamanho, a forma e a localização do desenho no papel.
O desenho dirigido corresponde a um desenho que apresenta um tema único, sendo, portanto desenhos aos quais são propostos um tema definido. Ou seja, o desenho dirigido seria aquele que tem você utiliza um objeto ou organismo específico para desenhar.
Teste Psicológico do desenho da Figura Humana....Simetria do desenho
A criança está equilibrada quando seu desenho é grande, com linhas contínuas, com a pressão dos traços adequada e no centro da folha. A figura retratada em tamanho maior e com mais detalhes é a mais importante. É importante pedir para a criança desenhar “uma família” e não a “sua família”.
Como é analisado o teste da árvore?
A forma humana é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas (lei da frontalidade). ... Figuras humanas altas, esguias, com faces amendoadas, olhos enormes e expressão solene, olhavam diretamente para frente, sem o menor esboço de movimento.
A principal característica da pintura e baixos-relevos egípcios é a representação de figuras humanas segundo a lei da frontalidade, ou seja, com a cabeça e os pés de perfil e o resto do corpo de frente.
Uma das primeiras representações do corpo humano na arte que se tem conhecimento são as Vênus do período paleolítico, entre elas, a Vênus de Willendorf, uma pequena escultura tida como uma representação humana de proporções irreais da anatomia feminina.
No Renascimento a figura humana é inserida no cosmos em ligação com o micro e o macro, circunscrita em formas geométricas como na figura do Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, ligando o homem com o universo.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
Resposta. Resposta: A escultura do Renascimento tomou como base e modelo as obras da antiguidade clássica e a sua mitologia, com uma nova visão do pensamento humanista e da função da escultura na arte. ... O mecenato abarcou todos os temas: religiosos, mitológicos, de vida cotidiana, retratos de personagens, etc.
A escultura do Renascimento usou todo tipo de materiais, principalmente do mármore, bronze e madeira . O bronze competiu com o mármore, principalmente em monumentos funerários, fontes e pequenas esculturas para decoração de interiores, assim como em estátuas equestres como a do condottiero Colleoni em Veneza.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. ... Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época.
O maior escultor do renascimento foi Michelangelo. Até as pinturas desse artista possuem caráter escultórico.
Leonardo da Vinci
Resposta