Para ter a Máquina Virtual Java em seu sistema é necessário instalar o JRE (Java Runtime Environment), um programa gratuito que permite ao usuário rodar aplicativos Java em seu computador.
A partir do Java 7 Update 40, você pode localizar a versão do Java por meio do menu Iniciar do Windows.
Arquitetura Neutra – O compilador Java gera um código neutro, isto é, pode ser executado em muitos processadores, bastando que o sistema operacional local possua o módulo Java de tempo de execução. ... Robusto – O Java foi criado para o desenvolvimento de programas confiáveis.
JIT é o compilador que roda na jvm, encontrando pontos que se repetem com muita frequência, ele otimiza esse trecho para aumentar sua performance, transformando em códigos nativo da arquitetura da maquina.
Diferente das linguagens de programação modernas, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (Java Virtual Machine, mais conhecida pela sua abreviação JVM).
O que é Java e para que serve? Java é um tipo de linguagem de programação criada e comercializada pela Sun Microsystems desde 1995. É definida como uma linguagem orientada a objetos. Sua intenção é permitir que os desenvolvedores escrevam o programa apenas uma vez e o executem por meio de qualquer dispositivo.
Existem várias linguagens de programação; de acordo com o Índice Tiobe, as 20 mais populares são:
Javascript
Java. É a linguagem de programação mais utilizada no planeta.
Java é uma linguagem de programação de alto nível e orientada à objetos, ou seja, permite programar mais próximo de como representaríamos as coisas na vida real. A sintaxe da linguagem é muito parecida com C e C++, mas com um maior número de facilidades e funcionalidades.
Conheça as 5 melhores linguagens de programação para inteligência artificial
A linguagem C pode ser facilmente encontrada em grandes jogos do mercado atual, editores de imagem e vídeo, robôs, sistemas de automação, e também muitos sistemas operacionais são programados totalmente ou parcialmente em C, como por exemplo o Windows, o Linux e o Mac OS.