Complexo Regional Centro-sul
Composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (região Sul), São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais (salvo o extremo norte mineiro, que integra o complexo regional do Nordeste), além dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e o extremo sul do Mato Grosso e de Tocantins, o complexo ...
Essa região é caracterizada por um clima diferente, mas apenas três climas predominam em grande parte dos estados, sendo o clima subtropical, localizado em toda Região Sul, em parte do estado de São Paulo e no sul de Mato Grosso do Sul, o clima tropical, predominante na maior parte do Centro-Sul e o clima tropical de ...
O clima predominante é o subtropical. Caracteriza-se por ter as estações do ano bem diferenciadas, com grandes variações de temperatura. É a região mais fria do País, onde, durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em alguns lugares.
No mundo se classificam pelo menos dez climas, os principais são: Equatorial: possui temperaturas médias acima de 25°C; clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2000 mm. ... Tropical: temperatura variando em 20°C no inverno e 25°C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.
A região sul é a mais fria do Brasil porque é a região mais distante da linha do Equador. O planeta Terra é dividido em diferentes zonas térmicas, sendo a zona onde se localiza a linha do Equador a mais quente porque a incidência dos raios solares nessa área é maior durante todo o ano.
Características gerais do verão na Região Sudeste O verão é a época que mais chove sobre a Região Sudeste do Brasil e os volumes de chuva médios climatológicos são bastante elevados. A ocorrência de temporais, muitos raios, rajadas de vento intensas, acima de 60 km/h, são normais na estação.
O inverno, que iniciou oficialmente às 18h44min de sábado, não deverá ser rigoroso no Rio Grande do Sul. ... "Mesmo durante o inverno, são normais dias com calor em qualquer mês da estação, especialmente durante agosto e setembro, e 2020 não fugirá à regra.
20 de junho, às 18h44
Além disso, há previsão de frio mais frequente no centro e sul do Brasil entre a segunda quinzena de maio e o mês de junho. O mês de março termina com chuva abaixo da média entre o oeste e norte gaúcho, assim como na Região Metropolitana de Porto Alegre.