Como Descobrir O Raio Ionico?

Como descobrir o raio Ionico

Ouça em voz altaPausarO raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10−12 m ou ångström ( 1 Å=10−10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do átomo até o elétron estável mais afastado do mesmo, porém não fazendo referência a um átomo, mas ao seu íon (cátion ou ânion), visto que o ganho ou a perda de elétrons são ...

De estudante para estudante

Se o raio atômico é a distância do núcleo em relação ao elétron mais externo do átomo, o raio iônico é a distância do núcleo em relação ao elétron mais externo de um íon!

O raio iônico é medido em picómetros { 1 pm=10−12 m ou ångström ( 1 Å=10−10 m )}, e como o raio atômico, é a distância entre o centro do núcleo do átomo até o elétron estável mais afastado do mesmo, porém não fazendo referência a um átomo, mas ao seu íon (cátion ou ânion), visto que o ganho ou a perda de elétrons são ...

Geometria Molecular: Resumo Completo

Geometria Molecular: Resumo Completo

O raio atômico é uma propriedade periódica e como o próprio nome diz, é o raio do átomo, ou seja, a distância do núcleo até o elétron mais externo de seus níveis eletrônicos. Mas como vamos determinar essa distância? É através da média aritmética da distância entre os núcleos de dois átomos. Para isso, basta dividir a distância entre os núcleos por 2. Veja a seguir:

Podemos ainda observar que ao perder dois elétrons, o magnésio desocupa uma camada da eletrosfera, sofrendo uma grande redução de raio. O aumento do raio do enxofre ao ganhar elétrons é mais sutil, uma vez que os novos elétrons são alocamas em um nível já existente.

Agora vamos pensar no tamanho desse caras! Quando um átomo ganha um elétron na sua camada de valência, dois efeitos ocorrem que levam a um aumento do raio:

Índice

Para elementos do mesmo período (mesmo número de camadas ocupadas na eletrosfera), quanto maior a carga nuclear efetiva, menor o raio do átomo. E elementos com maior \n Z e f f \n\n\n\n\n\n\n \n\n \n \n \n\n\n ficam à direita.

Então o raio atômico não depende diretamente do número atômico, mas da carga nuclear efetiva. E quanto maior a carga nuclear efetiva, menor o raio atômico.

Resposta

Resposta

O raio iônico está relacionado com a mudança no tamanho do átomo quando ele perde ou ganha elétrons. Logo, o raio iônico é o tamanho de um íon. Acontece que os prótons (partículas positivas) existentes no núcleo do átomo exercem uma força de atração sobre os elétrons (partículas negativas) presentes nas eletrosferas. Quanto maior for o número de prótons, maior será essa atração e vice-versa. Desta maneira, quando o número de elétrons é modificado seja pela perda ou ganho, a atração existente entre prótons e elétrons também se modifica.

É claro que não vamos sair por aí medindo os átomos e os íons! 😅 Então uma boa maneira de ter uma noção de quais átomos são maiores e quais são menores, é usar a tabela periódica!

Onde fica o raio atômico na tabela periódica?

Note que ao perder ou ganhar os elétrons, todos ficam com 10 elétrons. Nesse caso, o que predomina é a quantidade de prótons, ou seja, a carga nuclear. Quanto maior essa carga, maior a atração dos elétrons com o núcleo e consequentemente menor o seu tamanho ou vice versa. Então o alumínio é o menor e o flúor é o maior.

Como podemos ver na tabela periódica acima , o raio atômico aumenta quando o período aumenta ou, num mesmo período, quando o número atômico diminui. Em outras palavras, o raio atômico aumenta pra baixo e pra esquerda!

Qual é a relação entre raio atômico e raio iônico?

Lembrando que, segundo a quântica, o elétron não está em lugar nenhum, lembra? Então qualquer elétron da eletrosfera pode estar (com diferentes probabilidades) entre você e o núcleo e, por isso, ele blinda a ação do núcleo em relação a você.

O tamanho de um único átomo fica na ordem de o que corresponde a um Angstrom. Mas os átomos não são todos do mesmo tamanho! A gente diferencia o tamanho deles a partir do seu raio atômico e quando estamos falando de um íon, raio iônico!

Tabela periódica na mão pra descobrir o número atômico do magnésio e cálcio. Depois vamos fazer a distribuição eletrônica de cada um, retirar os elétrons pra ver a configuração eletrônica dos cátions e, finalmente, fazer um estudo do raio. Beleza?

Últimas Aulas

O Raio atômico, é a distância entre o núcleo e o elétron mais distante na eletrosfera. Ou também podemos dizer que o raio atômico é a distância entre os núcleos de uma molécula diatômica dividida por 2! Fica a gosto do freguês! 😉

a) \n A l 3 + :   1 s 2   2 s 2   2 p 6   13   \n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n \n \n\n \n \n\n \n \n\n \n \n\n \n\n \n \n\n \n\n \n \n\n\n\n \n \n\n\n

Como cresce o raio Ionico na tabela periódica?

O número de elétrons nas eletrosferas passa a ser maior do que o número de prótons no interior do núcleo. Nesse caso, a força de atração exercida pelo núcleo é superada pela força de repulsão entre os elétrons presentes nas eletrosferas O resultado é um aumento do raio do átomo.

Qual o valor do delta H?

ΔHof de uma substância pura é igual a zero....

O que é entropia de reação?

Em alguns casos precisamos definir a espontaneidade de uma reação ou processo e nesse caso recorremos a entropia e a energia livre de Gibbs, respectivamente ∆S e ∆G. A entropia trata-se de uma grandeza termodinâmica e é a medida da desordem, ou agitação das moléculas em um sistema.