Quem está com o nome limpo pode escolher entre um fiador individual ou a fiança solidária (grupo de fiadores). Quem está com o nome sujo não tem essa regalia. O candidato nessas condições terá, obrigatoriamente, que optar por um sistema de fiança chamado Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).
Para entrar na fiança solidária, o aluno deve formar um grupo de 3 a 5 estudantes que participem do FIES e sejam da mesma instituição de ensino e campus (o curso não precisa ser o mesmo). A fiança solidária funciona assim: os integrantes do grupo se tornam fiadores entre si.
Você pode sim se matricular em uma universidade mesmo estando com o nome sujo. A determinação é do Sistema Único de Apoio ao Crédito (Sudac). ... Mesmo podendo se matricular em uma faculdade, o aluno com nome sujo pode ter uma série de complicações. Ainda mais quando o nome está incluído nos cadastros do SPC e do Serasa.
Conforme explicado, ter o nome sujo não impede a matrícula na faculdade, mas a inadimplência nas mensalidades pode causar problemas judiciais ao fazer a rematrícula para o semestre seguinte. Caso tenha condições, a melhor maneira de lidar com esse problema é negociando!
Posso fazer o ENEM com o nome sujo? Sim, o nome sujo não influencia em nada no ENEM, o nome não é consultado pois estudar é um direito de todos, portanto, não é necessário comprovar “nome limpo” para prestar o ENEM.
A Matrícula Acadêmica consiste na definição ou confirmação das disciplinas a serem cursadas pelo Aluno pré- matriculado, dentre as oferecidas no semestre, no Curso a que está vinculado e deve ser realizada a cada semestre letivo.
7 dias