EQST

Quais As Açes Que O Juzo Falimentar Tem Competncia Para Analisar?

Quais as açes que o juzo falimentar tem competncia para analisar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
  • Quais as ações que o juízo falimentar tem competência para analisar?
  • O que é vis atractiva?
  • O que é juízo universal da recuperação judicial?
  • O que vem a ser período Pré-falimentar?
  • Quando o devedor não poderá requerer a homologação do plano de recuperação extrajudicial?
  • O que o devedor deverá juntar para requerer a homologação do plano de recuperação extrajudicial?
  • Quais os requisitos para o pedido de recuperação extrajudicial?
  • Quais os efeitos da homologação do plano de recuperação extrajudicial?
  • O que é homologação do plano de recuperação judicial?
  • Quais os efeitos do deferimento do processamento da recuperação judicial?
  • Qual o prazo para os credores impugnarem o plano de recuperação?
  • Qual o prazo para a apresentação do plano de recuperação judicial?
  • Quais os créditos que estão excluídos do plano de recuperação judicial?
  • Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?
  • É possível executar uma empresa em recuperação judicial?
  • Como é feito o pagamento dos credores na recuperação judicial?
  • O que significa quando uma empresa está em recuperação judicial?
  • Como saber se a empresa está em recuperação judicial?
  • Qual é o objetivo da recuperação judicial?
  • Quem representa a empresa em recuperação judicial?
  • Quem pode ser o autor do pedido de recuperação judicial?
  • Qual o objetivo da recuperação judicial e quem pode requerer?
  • Quem pode ser administrador judicial na recuperação judicial?
  • Quem não pode ser administrador judicial?
  • Quais os profissionais que podem ser nomeados pelo juiz como administrador judicial?
  • Como funciona a escolha do administrador judicial na recuperação judicial?
  • Quais as ações que o juízo falimentar tem competência para analisar?

    “Art. 76. O juízo da falência é indivisível e competente para conhecer todas as ações sobre bens, interesses e negócios do falido, ressalvadas as causas trabalhistas, fiscais e aquelas não reguladas nesta Lei em que o falido figurar como autor ou litisconsorte ativo. ”

    O que é vis atractiva?

    O objetivo da vis atractiva do juízo falimentar é submeter a universalidade dos bens do devedor comum a um regime único, evitando que apareçam duas ou mais falências paralelas em juízos diferentes, para que, assim, haja paridade no tratamento dos créditos.

    O que é juízo universal da recuperação judicial?

    Conforme precedentes do STJ, o crédito contra empresa sob recuperação judicial fica submetido ao juízo universal desde que o fato que o gerou tenha ocorrido antes do pedido de processamento deste tipo de reunião judicial de credores, não importando se a sentença que liquidou tal valor tenha sido prolatada, ou ...

    O que vem a ser período Pré-falimentar?

    A fase pré-falimentar será encerrada por meio de sentença, ocasião na qual o juiz decretará ou não a falência. Se o juiz decretar a falência, passa-se para a etapa falimentar, cabendo, neste caso, AGRAVO DE INSTRUMENTO, pois a decisão não colocará fim ao processo falimentar.

    Quando o devedor não poderá requerer a homologação do plano de recuperação extrajudicial?

    O devedor não poderá requerer a homologação de plano extrajudicial, se estiver pendente pedido de recuperação judicial ou se houver obtido recuperação judicial ou homologação de outro plano de recuperação extrajudicial há menos de 2 (dois) anos.

    O que o devedor deverá juntar para requerer a homologação do plano de recuperação extrajudicial?

    Art. 162. O devedor poderá requerer a homologação em juízo do plano de recuperação extrajudicial, juntando sua justificativa e o documento que contenha seus termos e condições, com as assinaturas dos credores que a ele aderiram.

    Quais os requisitos para o pedido de recuperação extrajudicial?

    Os requisitos são: (i) estar no exercício regular da atividade há mais de 2 anos; (ii) não ser falido, e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentença transitada em julgado, as responsabilidades daí decorrentes; (iii) não ter pedido de recuperação judicial pendente; (iv) não ter obtido recuperação judicial ou ...

    Quais os efeitos da homologação do plano de recuperação extrajudicial?

    Segundo dispõe o art. 161, § 4º, da Lei o pedido de homologação do plano de recuperação extrajudicial não acarretará suspensão de direitos, ações ou execuções, nem a impossibilidade de pedido de decretação de falência pelos credores não sujeitos ao plano de recuperação extrajudicial.

    O que é homologação do plano de recuperação judicial?

    A homologação do plano de recuperação judicial implica em novação dos créditos anteriores ao pedido e obriga todos os credores a ele sujeitos, nos termos do artigo 59 Lei nº 11.

    Quais os efeitos do deferimento do processamento da recuperação judicial?

    A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade ...

    Qual o prazo para os credores impugnarem o plano de recuperação?

    No prazo de 30 (trinta) dias contados da publicação do edital, os credores poderão impugnar o plano de recuperação extrajudicial, opondo-se à referida homologação, mediante a juntada de prova de seu crédito, bem como da invocação de ao menos uma das três matérias descritas taxativamente nos incs.

    Qual o prazo para a apresentação do plano de recuperação judicial?

    Dispõe o art. 53, caput¸ lei que "o plano de recuperação será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência (...)".

    Quais os créditos que estão excluídos do plano de recuperação judicial?

    4) Adiantamento de contrato de câmbio para exportação; - Proibição da venda ou a retirada do estabelecimento do devedor dos bens de capital essenciais a sua atividade empresarial. - Créditos bancários: Recuperação da empresa depende de financiamento a juros não extorsivos.

    Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?

    Há duas forma de habilitar um crédito na lista geral dos credores e vai depender do momento em que o seu pedido for feito. A habilitação poderá ser feita na via administrativa e/ou na via judicial. Na via administrativa é feita perante o Administrador Judicial nomeado pelo juiz para auxiliar no processo.

    É possível executar uma empresa em recuperação judicial?

    Justiça do Trabalho pode executar bens de sócio de empresa em recuperação judicial. O fato de uma empresa estar em recuperação judicial não impede a Justiça de executar as dívidas trabalhistas do empreendimento contra seus sócios, caso seja declarada a desconsideração da personalidade jurídica.

    Como é feito o pagamento dos credores na recuperação judicial?

    Neste momento o devedor poderá fazer uma proposta para pagamento de todos os credores de uma forma diferenciada: Ex: Pagar os créditos trabalhistas integralmente a partir do primeiro ano da recuperação e pagar os créditos quirografários num prazo de cinco anos, mas com um desconto de 40% no valor total do crédito ...

    O que significa quando uma empresa está em recuperação judicial?

    A ideia da recuperação judicial é tentar um acordo entre a empresa em crise e todos os credores dela (pessoas e empresas que têm algo a receber). Tudo sob a supervisão da Justiça. Se a empresa devedora não pedir a recuperação, os credores pode entrar diretamente com o pedido de falência. ...

    Como saber se a empresa está em recuperação judicial?

    Olá, se pediu recuperação judicial deve ter ingressado com uma ação judicial, é só ir no fórum Cível e pedir consulta com o CNPJ e nome da empresa e ver se tem processo de recuperação judicial ou as vezes na internet consegue pesquisar.

    Qual é o objetivo da recuperação judicial?

    A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade ...

    Quem representa a empresa em recuperação judicial?

    O Administrador Judicial não representa em juízo, ativa ou passivamente, empresas em Recuperação Judicial, pois, de acordo com a redação do art. ... 75, V, dispondo que a representação processual é exercida pelo Administrador Judicial apenas quando a parte for Massa Falida, e não Recuperanda.

    Quem pode ser o autor do pedido de recuperação judicial?

    Podem solicitar a Recuperação judicial apenas empresários, sociedades e companhias aéreas podem pedir recuperação judicial.

    Qual o objetivo da recuperação judicial e quem pode requerer?

    A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade ...

    Quem pode ser administrador judicial na recuperação judicial?

    O administrador judicial é um profissional idôneo, preferencialmente advogado ou pessoa jurídica especializada nomeado pelo juiz da vara em que foi autorizado o processamento da recuperação judicial. ... Fiscalizar as atividades do devedor e o cumprimento do plano de recuperação judicial quando aprovado.

    Quem não pode ser administrador judicial?

    § 1º Ficará também impedido de integrar o Comitê ou exercer a função de administrador judicial quem tiver relação de parentesco ou afinidade até o 3º (terceiro) grau com o devedor, seus administradores, controladores ou representantes legais ou deles for amigo, inimigo ou dependente. 1.

    Quais os profissionais que podem ser nomeados pelo juiz como administrador judicial?

    21. O administrador judicial será profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurídica especializada.

    Como funciona a escolha do administrador judicial na recuperação judicial?

    Assim, o administrador judicial é uma pessoa a auxiliar o juiz, não sendo nem parte associada ao devedor, nem ao credor. ... Tanto assim deve ser, que o administrador judicial não é indicado por nenhuma das partes, sendo, por outro lado, escolhido pelo juiz titular da vara onde corre o processo de recuperação ou falência.