Em uma redação sobre violência, o mais importante é conseguir embasar todo o texto sobre argumentos coerentes e que façam sentido entre si. Ao elaborar o seu texto, pense no agente da proposta de intervenção, nos meios que serão utilizados e quais ações serão tomadas. E não se esqueça de nomeá-los!
A violência contra a mulher não pode ser tratada com descaso pelo Poder Público, pois é real e está presente no cotidiano feminino, cada dia alcançando “vítimas” mais jovens. Dentro do universo doméstico as mulheres estão expostas a um verdadeiro ringue doméstico, onde o oponente lança mão de todas as armas.
Assim, segundo o Código Penal, feminicídio é “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino”, isto é, quando o crime envolve: “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher” [Saiba mais].
No dia 9 de março de 2015, a Lei do Feminicídio foi aprovada no Brasil. ... Em 1979 foi aprovada a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, um tratado internacional sobre os direitos humanos das mulheres, ratificado pelo Brasil em 2002.
Entenda a tipificação do crime de homicídio. O homicídio consiste na destruição do homem pelo homem de forma injustificada. O artigo 121 do Código Penal é um dos mais importante dos tipos penais do nosso sistema normativo, haja vista que protege o bem considerado mais importante de todos, qual seja: a vida.
A pena prevista no texto para o crime é de reclusão de dois a oito anos e multa. O texto inclui a pena no Código Penal (Decreto-lei 2.