O aterramento elétrico é a rota de escape para a energia adicional e está incorporado na maioria dos aparelhos elétricos. Na instalação da rede elétrica, um aterramento elétrico descreve um fio ligado diretamente à terra. ... A finalidade do fio é desviar o excesso de corrente elétrica do equipamento, evitando sobrecargas.
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.
Para que serve o disjuntor? Em resumo, podemos dizer que as funções básicas do disjuntor estão relacionadas à segurança. Ou seja, o disjuntor é um dispositivo de segurança, que tem como objetivo principal proteger a sua rede elétrica.
O sistema de aterramento consiste em uma haste cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde ou amarela, que percorre toda a casa. Sua função é diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica. Você já deve ter notado que o plugues que ligam computadores à tomada tem três pinos, ou deveriam ter.
Trabalhar com eletricidade requer muito cuidado, pois uma descarga elétrica pode ser fatal, a ponto de levar o ser humano a morte. ... Ao estar em locais de alta tensão deve-se evitar dar largos passos, pois a diferença de potencial pode gerar a atração de eletricidade que nesse caso seria recebida totalmente pela pessoa.
Segundo o Glossário da NR 10 são todos os demais grupos ou fatores de risco, além dos elétricos, específicos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurança e a saúde no trabalho.
Informar os trabalhadores acerca dos riscos aos quais estão expostos; No caso de acidentes de trabalho com eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas; Promover ações de controle de riscos em suas instalações elétricas; Oferecer, quando cabível, denúncia aos órgãos competentes.
Cinco cuidados que devemos ter com a energia elétrica