Quando traduzimos a palavra Andon para o português, ela quer dizer lâmpada ou sinais com luz, sendo a principal característica deste sistema. Ele cria alertas visuais por meio de luzes que destacam onde é necessário agir, por exemplo, por alguma falha durante a produção.
Em português, Andon significa sinal. É uma ajuda visual que alerta e destaca onde a ação é necessária. Pense, por exemplo, em uma luz intermitente em uma fábrica que indica que a linha foi interrompida por um dos operadores devido a alguma irregularidade.
A tradução de gemba é “lugar real”, ou seja, onde a ação da empresa acontece, como o chão de fábrica em uma indústria ou o salão de um restaurante (onde são servidas as refeições).
Gemba é uma palavra de origem japonesa que significa o "verdadeiro lugar". Quando aplicada à manufatura, significa o lugar onde as coisas acontecem na fábrica. Utilizado para indicar que as pessoas, cujo trabalho é a produção, estão em um bom lugar para fazer melhorias no processo.
O conceito é simples, mas muito interessante para aqueles que buscam constantes melhorias na gestão de processos. Isso porque Gemba, palavra de origem japonesa, significa “verdadeiro lugar” e, dentro do cenário empresarial, pode ser definida como o local onde as coisas realmente acontecem.
Abaixo os 7 grandes desperdícios do lean:
Os Sete Desperdícios do Lean Manufacturing são:
São desperdícios do lean manufacturing, exceto: Superprodução Perda por estoque Perda por processamento Perda por transporte Superespecialização Explicação: Quaisquer outras atividades são classificadas como um dos sete desperdícios, segundo Ohno (1997): ¿ Perda por superprodução ¿ Perda por tempo de espera ¿ Perda por ...
Vão depender do tipo de empresa, do produto, do serviço... mas os desperdícios mais comuns são esses....
Pode ocorrer por problemas no balanceamento produtivo, setup longo, maquinário ou mão-de-obra com pouca flexibilidade, problemas no planejamento de volume de trabalho e seu seqüenciamento. Tempo e material gastos processando um produto não-conforme ou retrabalhando este.
De acordo com o Lean, a definição clássica é que desperdício é qualquer tarefa ou atividade que só agrega custo ao produto mas não gera valor ao cliente. Ou seja, atividades que não colaboram para que o produto seja transformado em algo que os clientes desejam receber e pagar por isso.
Muda é qualquer atividade de um processo produtivo ou administrativo que consome recursos, mas que não agrega valor ao cliente. De acordo com Taiichi Ohno, um dos pioneiros do pensamento Lean, existem dois tipos de muda: tipo 1 e tipo 2.
Gasto exagerado: 2 desbarato, dissipação, esbanjamento, desbaratamento, dilapidação, gasto.
O lean é uma filosofia que deve ser incorporada na cultura organizacional da empresa, o que implica em criar processos para identificar continuamente oportunidades para “enxugar” os desperdícios. Ela visa atingir continuamente resultados cada vez melhores.
3 AS FILOSOFIAS DO PENSAMENTO ENXUTO