O Dia da Consciência Negra representa uma excelente data para memorar a riquíssima cultura negra. Além do lado voltado às festividades, a data também proporciona a implementação de uma cultura antirracista na escola, visto que debater e combater o preconceito são ações fundamentais dentro das instituições educativas.
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.
Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país. O dia 20 de novembro se torna um dia para homenagear o líder na época dos quilombos.
Confira lista de municípios que aderiram ao feriado de 20 de novembro
Em São Paulo, o dia 25 de janeiro é um feriado municipal, assim como o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, Sexta-Feira da Paixão e Corpus Christi, celebrado em 3 de junho.
Os cinco feriados antecipados são o de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2021 e os feriados do aniversário de São Paulo, de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra de 2022. O dia 2 de abril já é o feriado de Sexta-Feira Santa (Páscoa).
Para conter a circulação, o município vai repetir a antecipação dos feriados municipais que foi aplicada em 2020. Serão antecipados os dois feriados municipais de 2021, Corpus Christi e Consciência Negra, e os três de 2022, 25 de janeiro, Corpus Christi e Consciência Negra.
As feiras livres, mercados e sacolões seguem funcionando normalmente. As Subprefeituras não funcionarão no período. Os serviços da frota de transporte público seguirão normalmente, com a frota correspondente ao de um dia útil, segundo a Prefeitura, com exceção dos finais de semana, quando a frota diminui.
Confira o que abre e fecha no feriado:
O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO?
A bandeira vermelha permite o funcionamento apenas de setores essenciais da economia, como mercados, farmácias, postos de combustível, transportes coletivos e serviços de hospedagem. Doria informou que as escolas das redes pública e privada seguirão abertas.
Confira o que abre e o que fecha neste período:
Confira o que abre e fecha em Jundiaí durante o ponto facultativo de carnaval
I – FERIADOS LOCAIS: a) 2 de abril (sexta-feira) – Dia da Paixão do Senhor; b) 3 de junho (quinta-feira) – Dia de “Corpus Christi”; c) 15 de agosto (domingo) – Dia da Padroeira de Jundiaí; d) 20 de novembro (sábado) – Dia da Consciência Negra.
O feriado está suspenso nas repartições e serviços públicos, que vão ter expediente regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. ... Mas não teremos feriado de Carnaval em todo o estado de São Paulo”, completou o Governador.
Carnaval não é feriado em São Paulo, mas sim ponto facultativo. ... A Prefeitura de São Paulo já tinha anunciado o adiamento dos eventos do Carnaval 2021 na cidade. Tanto os blocos de rua de São Paulo (que costumam sair no pré-carnaval) quanto o desfile das escolas de samba de São Paulo foram cancelados.
Em 2021, o feriado está mantido, mas não haverá blocos ou desfiles. O adiamento da folia foi orquestrado com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e representantes dos blocos de carnaval tradicionais da cidade, originalmente para os dias 11 e 12 de julho.
Carnaval 2021 – 15/02 e 16/02, segunda e terça-feira.
Agora é oficial! Não haverá blocos ou desfiles no Carnaval 2021 do Rio de Janeiro. Lembrando que o carnaval este ano acontece nos dias 15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira), além do dia 17/02, quarta-feira de cinzas. ...
Também foram cancelados os pontos facultativos nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe.