O escore de cálcio é feito por meio de tomografia computadorizada sem contraste, que detecta e quantifica a calcificação arterial coronária. A maior ou a menor presença de cálcio na região é chamada pelos médicos de marcador, que serve como parâmetro da extensão do comprometimento ou dos danos da artéria./span>
Como calcular o escore de cálcio O cálculo é baseado na pontuação de densidade ponderada atribuída ao valor mais alto de atenuação (UH) multiplicado pela área do ponto de calcificação.
A somatória de todas as placas calcificadas coronarianas resultam no escore de cálcio total do paciente. Os dados obtidos pelo EC são descritos tanto em valores absolutos quanto em percentis populacionais de acordo com a idade, sexo e etnia, como forma de refinar a análise e a sensibilidade do método.
PREPARO PARA O EXAME:
Durante a angiotomografia coronariana, o contraste é injetado por uma bomba infusora em uma veia periférica (normalmente no braço) para que as artérias coronárias possam ser vistas após alguns segundos. Alguns pacientes podem sentir uma sensação de calor quando o contraste é injetado.
Observação