Estes medicamentos agem bloqueando os receptores de estrogênio nas células cancerígenas da mama, impedindo que o estrogênio se ligue a elas e estimule seu crescimento. São administrados por via oral diariamente. O tamoxifeno é a hormonioterapia mais estudada para o câncer de mama em homens e geralmente mais utilizada.
A partir de hoje e por 5 anos tomarei tamoxifeno, que bloqueia o estrogênio nas células mamárias, e que por isso pode ser útil na redução do risco de câncer de mama. É usado principalmente para tratar câncer de mama positivo para receptor hormonal (câncer de mama com receptores de estrogênio e/ou progesterona).
Esse medicamento bloqueia os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama. Isso impede o estrogênio de se unir às células cancerígenas, que faz com que elas cresçam e se dividam. Enquanto o tamoxifeno age como um antiestrogênio nas células da mama, ele age como estrogênio em outros órgãos, como útero e ossos.
Apesar de ser recomendado tomar este remédio sempre no mesmo horário, é possível tomar esse medicamento com até 12 horas de atraso, sem perda da sua eficácia. A dose seguinte deve ser tomada no horário habitual.
Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais(herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.