Na medicina popular é utilizada como anti-hipertensiva, diurética e febrífuga. Para que serve: Dentre as propriedades farmacológicas comprovadas para a A. zerumbet, destacam-se os efeitos hipotensor e levemente diurético obtidos através do chá das folhas.
Problemas comuns: fique atento às pistas que o caule te dá: a presença de manchas amareladas nesta área, perto da terra, pode indicar que você pesou a mão na rega. Hastes enrugadas são sinal de que está faltando água por aí. Grandes e largas, as folhas costumam acumular pó.
A melhor maneira de como fazer muda de pacová é por meio de sementes ou separação das raízes. O ideal é que a separação seja feita com plantas mais velhas, que tenham o caule aparente.
Na gíria popular significa: "não encher o saco" ou "não me atormente", mas você sabe o que é pacova? Pacová é o nome popular dado a uma espécie vegetal que é cientificamente chamada de Philodendron Martianum.
Cuidados com o Ciclanto – Cyclanthus bipartitus Cultivada a meia sombra, evitar o sol direto das 10 às 17 horas da tarde. Cresce bem em ambas as condições, tanto em solo firme como planta ornamental, em terra fértil, rica em matéria orgânica, bem drenada e mantida úmida, como em solos encharcados como planta aquática.
PLANTIO Pode ser em qualquer tipo de solo, desde que seja bem aerado e não acumule água em excesso. Como os filodendros gostam de umidade, regue as plantas com regularidade duas vezes por semana durante o período de crescimento e uma vez a cada sete dias, pelo menos, após o completo pegamento das plantas.
A pilea precisa de um solo bem drenado para que não haja água acumulada no fundo do vaso. “Para quem vai começar o cultivo, recomendo misturar a terra vegetal com pinus quebrado em pedaços bem pequenos”, diz o especialista. Depois de um tempo de cultivo, vale também adicionar humus de minhoca como adubo.
Cuidados com a Brilhantina – Pilea microphylla Cultivada a meia sombra, porém se desenvolve a pleno sol. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem fofo e drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Durante outono-inverno, deixar o solo secar entre as regas.
Regue para manter a terra sempre úmida e deixe o vaso onde bata sol fraquinho da manhã, que, ao contrário da melancia verdadeira, esta peperômia queima se tomar muito sol. Dentro de casa, ela deve ficar bem pertinho de uma janela com muita claridade, pra realçar as cores e manter a folhagem viva e brilhante.
peperômia-melancia / Peperomia argyreia
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
Cuidado com o excesso de água, que também pode causar a murcha da planta. Verifique se a o solo não está encharcado, e caso necessite, pare com as regas por um determinado período. ... Cuidado com o excesso de calor, pois cada planta tem uma temperatura média ideal. A temperatura elevada causa a murcha de folhas e caules.
Regue sua violeta quando a superfície do solo estiver seca ao toque. Tente molhar completamente o solo certificando-se que todo o excesso de água seja drenada. Nunca deixe o vaso das violetas em um prato de água. O encharcamento do solo causa podridão da raiz, o que faz com que as folhas murchem.
A violeta floresce geralmente no final do inverno, durando até o final do verão. No entanto, se bem cuidadas, as violetas conseguem ficar floridas durante todo o ano. A violeta é uma espécie vegetal que deve ser podada quando as flores estiverem murchas e quando as folhas estiverem machucadas ou secas.
Se você costuma colocar água apenas no pratinho, faça uma rega na terra uma vez por mês, para diminuir a concentração de sais minerais. Outro detalhe: as violetas detestam cloro. Para eliminá-lo, ferva a água e deixe-a esfriar antes de regar, ou use água mineral. No verão, regue duas vezes por semana.
Apesar de muito pequenas, as violetas também precisam ser adubadas com frequência. Dê preferência para os adubos à base de NPK – nitrogênio, fósforo e potássio – pois eles são específicos para violetas e ideais para o desenvolvimento dessa espécie.
Temperatura controlada, água com moderação e nada de sol direto. Profissionais revelam quais são os cuidados necessários para que as suas violetas floresçam lindas e saudáveis
Substrato para violetas Você pode fazer um substrato a base de areia grossa, terra vegetal e materiais para aumentar a aeração das raízes, como turva, galhinhos, casca de pinus bem triturada etc.
No entanto, se o plantio for feito em terra vegetal, pode-se fazer a complementação dos nutrientes com fontes naturais: cinzas de churrasqueira peneirada, casca de ovo seca e moída no liquidificador, esterco curtido e moído, húmus de minhoca, etc.
Uma dica muito boa para violetas é água morna. Elas adoram! Regue-as com água levemente aquecida, isto ativa o metabolismo das plantinhas e elas respondem muito bem. Uma violeta com boas condições irá florir por nove meses, e irá “descansar” depois mais três meses, pois elas dão um intervalo de florescimento.
Recomenda-se usar areia e pó de café em partes iguais. Restos de qualquer tipo de folhas de ervas só podem ser usados nas violetas após sua decomposição, pois os micro-organismos que promovem a decomposição podem retirar os substratos de alguns elementos essenciais à planta.
Coloque no vaso plástico o substrato de sua preferência e encharque-o sob água corrente. Não mergulhe o substrato em água parada para evitar possíveis contágios com fungos e bactérias. Deixe a água ser drenada naturalmente. Enterre a folha no substrato molhado pelo pecíolo.