Resposta. Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica.
Há uma corrente onde o conceito de “Pedagogia da Presença”, é uma metodologia segundo a qual o professor tem de estar sempre junto do aluno para que o aprendizado aconteça. ... O termo “pedagogia da presença”, no entanto, também tem sido utilizado com relação a projetos sociais na área de educação.
A presença pedagógica é definida por Garrison et al. (2001) como a ação de conceber, facilitar e orientar os processos cognitivo e social com o objetivo de obter resultados educativos significativos e de valor pedagógico.
Ela se apoia em três pilares. O primeiro é o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, não só do ponto de vista intelectual, mas também no afetivo, no social e no físico. O segundo é a integração de tempos e espaços, com a inclusão de diversos atores no processo educativo.
Conheça os 4 pilares da educação da UNESCO
A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.