crossorigin="anonymous">
Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que na época já era considerada posição estratégia em território brasileiro.
Manaus foi a primeira cidade do Brasil a ter energia elétrica pública, sendo Buenos Aires a pioneira da América Latina. Algumas pessoas oferecem esse título à cidade de Campos, no Rio de Janeiro, porém lá a energia provinha de combustível e não de transformadores como em Manaus.
Os Manáo, que constituíam o grupo étnico mais importante da área, habitavam as duas margens do Rio Negro, com população estimada em cerca de 10 mil índios no Século XVII, número avaliado após os primeiros violentos choques travados com os portugueses. É nesse contexto que tem início a história da Cidade de Manaus.
Em Manaus não é diferente, árabes, judeus, ingleses, alemães, polacos, italianos e portugueses contribuíram para a formação da cidade, que ficou conhecida historicamente como a Paris dos Trópicos.
Fundada em 24 de outubro de 1669, Manaus surgiu em torno do forte de São José do Rio Negro. A fortaleza foi construída pelos portugueses no ponto onde se juntam os rios Negro e Solimões para controlar o acesso à parte mais ocidental da Amazônia.
7 de setembro de 1822
A frente fria que atingiu Manaus na madrugada da quarta-feira, 19 de julho de 1975 baixou a temperatura para 17°C. No Sul do Amazonas, a temperatura chegou a 5°C. Alguns jornais da capital chegaram a dar em manchetes que pessoas mais idosas não resistiram ao “intenso” frio e acabaram morrendo.
O prefeito de Manaus, Arthur Neto, informou nesta quarta-feira (16), ao G1, que não realizará festa de comemoração pelo aniversário de 351 anos da capital nem o tradicional réveillon na Praia da Ponta Negra, devido à pandemia da Covid-19.
Manaus 350 anos: conheça a capital do Amazonas em números | Manaus | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus.
350 anos
O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro. Neste dia, no ano de 1848, a vila de Manaos foi elevada à categoria de cidade, inicialmente chamada de Barra do Rio Negro.
A floresta tropical tem existido por pelo menos 55 milhões de anos e a maior parte da região permaneceu livre por biomas do tipo savanas por, pelo menos, até a Era do Gelo Atual, quando o clima era mais seco e as savanas mais generalizadas.