Os ovários são órgãos do sistema reprodutivo feminino que produzem e liberam óvulos maduros. A mulher possui dois ovários localizados em cada lado do útero. ... Este órgão tem duas funções básicas: produzir e armazenar os gametas femininos (óvulos) que ficam armazenados dentro dos folículos (primários e primordiais).
Os óvulos são produzidos nos ovários e quando ocorre a ovulação eles saem dos ovários e são recolhidos pelas franjas da tuba uterina e levados através dela até o útero se for fecundados dará origem a um novo ser ,mas se não for fecundado se degenera.
Quando os folículos atingem em torno de 18mm eles são considerados maduros e é aplicada uma injeção de HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana - hormônio que marca a maturação final dos óvulos e define o momento da coleta).
Costumamos dizer que o melhor “exame” para avaliar a qualidade dos óvulos é perguntar “Quantos anos você tem?”. Portanto, qualidade se relaciona com idade. E quantidade, com a reserva ovariana, que pode ser estimada com exames como contagem de folículos antrais, FSH e hormônio anti-mülleriano.
O óvulo liberado é “captado” por uma das tubas uterinas, que ligam os ovários ao útero. Revestindo essas tubas internamente, existem células com cílios que favorecem o deslocamento do óvulo até a cavidade do útero.
A ovulação é a liberação de um óvulo de seu ovário para a trompa de Falópio. Normalmente, ocorre cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação (1). E tal como a sua menstruação, o momento da ovulação pode variar de ciclo para ciclo, e pode acontecer de você não ovular.
Considerando que o ovário e a trompa existentes são do mesmo lado, as chances de gravidez natural serão praticamente as mesmas, pois a cada mês o ovário seleciona entre os dois ovários qual deles possui o melhor óvulo para a ovulação.
Entretanto, uma mulher normal pode ovular do mesmo ovário duas ou três vezes consecutivas e depois alternar para o outro lado e assim sucessivamente. Portanto, a alternância dos lados da ovulação pode não ser mensal. A forma mais precisa de identificar o lado da ovulação é pelo exame de ultrassom transvaginal seriado.
Considerando o tempo de vida dos espermatozoides e do óvulo, qualquer relação sexual entre o 12º e 15º dia do ciclo pode gerar uma gravidez. Agora, se o ciclo da mulher costuma ter 35 dias, a ovulação deve ocorrer no 21º dia, 14 dias antes da próxima menstruação, e o período fértil seria entre o 19º e 22º dia.
Nos dias da ovulação, a vagina fica mais úmida e o muco cervical torna-se mais cristalino, transparente e elástico, semelhante à clara de ovo, e por isso, a presença desse muco indica que a mulher está fértil.
Muitas mulheres não veem o muco de fato, mas se sentem úmidas quando estão no período fértil. A vagina ficará mais molhada e, algumas vezes, mais inchada quando a mulher estaria passando pelo período fértil. Outro sintoma do período são as câimbras ovarianas.
O muco branco, que é um líquido esbranquiçado, é um sinal de ovulação. Quando ela está acontecendo, o corpo produz estrogênio, um hormônio que, entre outras coisas, causa o corrimento branco e pastoso. Durante os primeiros dias após a menstruação este líquido é mais presente.