O pescoço comunica-se com a região axilar pelo ápice da axila, limitado pela margem superior da escápula, margem externa da 1a costela e a superfície posterior da clavícula.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Quando os estalos no pescoço se tornam um hábito compulsivo, deve-se procurar auxílio médico. Entretanto, o principal sinal de preocupação é a dor. O edema articular também é uma forma de alerta. Diante disso, o ideal é que se consulte um médico especialista, geralmente um ortopedista ou um fisiatra.
O torcicolo é uma forma de distonia (contrações musculares prolongadas) em que o músculos do pescoço, especialmente o músculo esternocleidomastóideo, é contraido involuntariamente causando a rotação da cabeça.
Sintomas de Torcicolo
O uso do colar cervical é um excelente auxiliar para quem enfrenta problemas na região cervical e precisa mantê-la em posição neutra. Seu uso é indicado quando ocorre algum tipo de trauma cervical, podendo ser torcicolo, artrites e demais problemas na coluna.
Geralmente, recomenda-se o uso da órtese entre 1 e 6 semanas, mas há situações em que se indica um tempo maior de uso. Embora o colar seja considerado uma intervenção benigna, pode haver efeitos colaterais, especialmente quando se faz uso dele por um longo período de tempo.
A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio. A cabeça fica imobilizada sob o ângulo da mandíbula e na região occipital do crânio.
Condutas - Colar Cervical (1) Prezado Sergio o uso do colar cervical não dará ao funcionário mobilidade do pescoço, isso já demonstra que o mesmo deve ficar afastado das atividades pelo período que se fizer necessário o uso.
Existem dois tipos de Colar Cervical: o ortopédico e o de resgate. O primeiro é feito de materiais macios como a espuma, e visam imobilizar a região de maneira suave, sendo muito indicado por especialistas para tratar traumatismos, torcicolos e artrites, por exemplo.
Colar cervical é um imobilizador das articulações do pescoço. Serve para manter a área cervical estabilizada. Podem ser ortopédicos ou de resgate....Com apoio.
O colar cervical tem como objetivo colocar a coluna cervical em posição neutra, diminuindo a mobilidade, a tensão muscular e a sobrecarga articular, de forma a evitar a exacerbação dos sintomas e a manter a postura.
– Passar a parte posterior do colar por trás do pescoço da vítima. da vítima de forma que esteja apoiado firmemente. entre o colar e o pescoço da vítima. profissional (1) deverá manter a imobilização e o alinhamento da cervical até a colocação do paciente na prancha rígida e a fixação dos estabilizadores de cabeça.
Lavar manualmente com sabão neutro em água até 40ºC. Não lavar ou secar em máquina. Não utilizar produtos clorados ou solventes para remover manchas. Secar à sombra, na vertical, sem torcer.
Colar Cervical Philadelphia
A vítima deve ser fixada na prancha por, pelo menos, três cintos (tirantes), que devem estar posicionados nos ombros, no quadril e acima dos joelhos. Após o ajuste do tronco e das pernas, fixa-se a cabeça. Só neste momento pode-se liberar a imobilização manual.