Diversos pesquisadores brasileiros vêm trabalhando, dentro da área das políticas públicas, com um termo em língua inglesa pouco conhecido, chamado accountability. ... Assim, segundo Spinoza (2012), o termo accountability pode ser traduzido como controle, fiscalização, responsabilização, ou ainda prestação de contas.
O accountability consiste nesses três conceitos que, se a empresa puder gerenciar e controlar, garantirão eficiência e, é claro, sua rentabilidade.
Formas de aumentar o senso de responsabilidade da sua equipe
Comportamentos construtivos Embasamento na realidade. Responsabilidade individual e coletiva. Iniciativa diante de desafios. Autoconfiança.
A cultura de accountability pressupõe uma série de comportamentos que se diferenciam na busca de resultados. ... Em contrapartida, a negação ou a transferência de responsabilidade materializam o comportamento “abaixo da linha”, prejudicial à organização e, por consequência, ao próprio profissional.
Na prática, accountability na administração pública parte do princípio de que existe alguém ou alguma organização responsável por fazer a gestão de decisões que impactam a sociedade – os órgãos públicos e seus gestores – que deve deixar esse processo o mais transparente possível, prestando contas à população e a outros ...
A accountability vertical é relacionada com a capacidade da população de votar e se manifestar de forma livre. ... Já a accountability societal refere-se ao controle exercido pela sociedade civil, muitas vezes representada por ONGs, sindicatos e associações.
Texto da questão Como podemos conceituar prestação de contas, cidadania, accountability e governança corporativa? Prestação é a demonstração, por parte do agente (Gestor Público), de que os recursos recebidos estão sendo empregados para atingir as metas estabelecidas pelo principal (Sociedade).
Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas; Accountability corresponde à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não se limita somente a isso, ela faz a apresentação de contas, responsabilização e responsividade dos agentes.
governabilidade, a qual diz respeito a uma capacidade política do Estado; governança, que refere-se à capacidade da administração de executar as políticas públicas; e. accountability, que corresponde principalmente à prestação de contas da administração para a sociedade, mas não fica limitada a isto.
A prestação de contas é um balanço financeiro de uma empresa, associação ou instituição pública. Ele pode ser mensal ou anual. Neste balanço são apresentadas todas as transações financeiras realizadas durante um certo período compreendido.
A prestação de contas pode se explicar como um balanço financeiro obrigatório tanto para empresa como para entidades com o objetivo de demonstrar transparência nas transações financeiras. Por meio deste relatório são documentados todos os dados financeiros da organização, de despesas a receita.
A prestação de contas deve ser feita pelo síndico durante assembleia geral. Isso não significa que toda a montagem e estruturação do processo deve ser feita só por ele. A administradora do condomínio (caso haja alguma), o subsíndico e até mesmo moradores podem ajudar no desenvolvimento dessa documentação.
A prestação de contas deve ser feita considerando o ano em que os recursos foram, efetivamente, creditados na conta bancária das entidades. Assim, se o dinheiro correspondente ao ano de 2016 foi depositado na conta bancária em janeiro de 2017, por exemplo, esse passa a integrar a prestação de contas de 2017.
Para iniciar o registro da prestação de contas, clique na aba “Prestar Contas” da transferência desejada. No quadro “Dados da Prestação de Contas”, é possível visualizar dados da transferência, notadamente, a vigência e o prazo para prestar contas.
Para dispor de mais informações sobre como trabalhar com o sistema, inclusive para realizar o primeiro acesso ou cadastrar usuários, é primordial consultar o material disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acoes/prestacao-de-contas/area-para-gestores/material-de-apoio.
Desenvolvimento da Educação Os entes federativos têm até dia 19 de março para enviar as informações por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE (SiGPC – Contas Online). Quem não cumprir o prazo fica inadimplente com o Pnae e pode ficar sem receber os recursos do programa.
45. Quando as entidades (UEx, EEx e EM) devem prestar contas? qualquer uma de suas ações naquele ano; ou quando possuírem saldos de recursos reprogramados de anos anteriores, ainda que não tenham recebido novos repasses. A prestação de contas é obrigatória mesmo se os recursos não forem usados no ano de repasse.
O que ocorre se a prestação de contas não for encaminhada no prazo estipulado ou contiver incorreções? ... Persistindo a situação, a autarquia suspenderá o repasse de recursos para todas as escolas vinculadas ao órgão ou à entidade e adotará os procedimentos de responsabilização dos gestores.
Como a verba do PDDE pode ser utilizada?
Recursos de capital, conhecidos como investimento, são recursos aplicados no patrimônio, tais como obras, construções, instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes, que são incorporados à Universidade.
Despesas de custeio de manutenção das atividades dos órgãos da administração pública, como por exemplo: despesas com pessoal, juros da dívida, aquisição de bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, despesas com água, energia, telefone etc.
A palavra custeio leva ao entendimento de custear a máquina pública, ou seja, fazê-la funcionar sem que alrere-se o seu patrimônio. Já o investimento leva ao caminho inverso, de aumento de patrimônio.