Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.
Caloria (símbolo: cal) é uma unidade de medida de energia que não pertence ao Sistema Internacional de Unidades. Historicamente, a definição de calorias era a quantidade de energia necessária para elevar em 1 grau celsius a temperatura de 1 g de água (o calor específico da água é, por definição, igual a 1).
A personal ensina uma fórmula para calcular o gasto calórico por minuto dessa atividade. Basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175. Um indivíduo de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto (8 x 78 x 0,0175).
Para ele calcular tem que estar configurado: Idade, Peso e Sexo... Mas é apena uma média/estimativa. Para calcular com mais precisão, ele precisa estar conectado com sensores de Cadência, Frequência Cardíaca e por último e também mais caro, medidor de potência...
300 kcal
Para calcular o gasto calórico dos 18 aos 30 anos de idade, basta seguir a seguinte fórmula matemática: Mulheres: (0,062 x peso em quilos + 2,036) x 239 = resultado em calorias gastas por dia. Homens: (0,063 x peso em quilos + 2,896) x 239 = resultado em calorias gastas por dia.
Já o esforço de pintar a casa vale em média 188 calorias. Passar roupa é ainda mais interessante: meia horinha que seja elimina 206 calorias. Uma hora completa em frente ao ferro, aliás, seria o mesmo que correr em ritmo moderado por 30 minutos – ou fazer sexo por quase três horas.