Maior tempo de uso: Diferentemente dos absorventes interno e externo, que devem ser trocados a cada quatro horas, o coletor menstrual pode ficar até 10 horas direto.
De acordo com o especialista, absorventes usados por muito tempo podem servir de porta de entrada para agentes infecciosos causadores de doenças graves, como é o caso da SCT.
Em relação à prática esportiva e a dormir com o coletor, não se preocupe: não tem problema nenhum. Naturalmente, existe o risco de alergia ao material. E ainda, se o coletor for maior do que o ideal para a mulher, existe também a possibilidade dele empurrar a uretra e aumentar o risco de infecção urinária.
Em mulheres que nunca tiveram relação sexual existe o risco de rompimento do hímen, já que o coletor precisa ser inserido na vagina. Algumas alterações anatômicas, como septos vaginais ou alterações do colo do útero (como útero didelfo), podem fazer com que a colocação do coletor menstrual cause dor ou desconforto.
Sua única restrição de uso vale para quem ainda não teve relações sexuais, pois o hímen pode se romper na hora de introduzir ou retirar o copinho, e para as puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 40 dias). “Não existe um tipo de absorvente que seja universalmente melhor para todas as mulheres.
Não dá para sentir o coletor dentro de você Se posicionado de forma correta, você não vai sentir MESMO a presença do coletor menstrual. Agora, assim como o absorvente interno, se ele for colocado de forma errada, pode acabar até machucando.
Em média, o coletor menstrual pode ficar inserido na vagina por 6 a 12 horas seguidas, dependendo do volume do fluxo menstrual. Não há nenhum problema em dormir com o copo menstrual. Após esse período de até 12 horas, o copo deve ser retirado, esvaziado e lavado com água e sabão antes de ser inserido novamente*.
Para ter a certeza que o coletor menstrual pegou vácuo e está bem encaixadinho você pode fazer um pequeno teste. Puxe o copinho para baixo e verifique se ele apresentou algum tipo de resistência ao sair, caso a resposta seja sim, é sinal que o vácuo foi formado e o coletor está aberto corretamente.
Para colocar basta:
"Não é preciso retirar o coletor menstrual para fazer xixi ou cocô." Verdade! O canal vaginal é totalmente separado dos canais pelos quais saem a urina ou as fezes, então você pode ir ao banheiro sem preocupação. Mas depois de defecar é possível que você tenha que checar para ver se seu coletor não saiu do lugar.
O coletor menstrual Inciclo é indicado inclusive para mulheres que tem candidíase de repetição. Muitas relatam que perceberam melhora na frequência com que tinham candidíase.
Como usar o coletor menstrual - um guia completo em 12 passos
Coloque o Inciclo na posição horizontal. Ele deve ser inserido para trás, em direção ao ânus, totalmente na horizontal. Se inserido na vertical (como um absorvente interno) ele pode também “passar” e o colo do útero ficaria fora do copinho.
Lave o coletor menstrual com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia. Enxague-o bem. Ao final de cada ciclo, recomendamos fervê-lo por 5 minutos. Não se deve usar panelas de alumíno, nem de teflon, pois elas soltam substâncias metálicas que podem danificar o silicone.
Você pode lavar o coletor com qualquer sabonete neutro sem óleo e sem perfume. O importante é evitar os seguintes produtos de limpeza: Sabonete antibacteriano. Sabonete à base de óleo.
Ferva o seu coletor por 10 minutos. Lembre-se de colocar água o suficiente para o coletor não tocar o fundo da panela e queimar. Durante o ciclo menstrual não há necessidade de esterilizar o seu coletor entre os usos. Lavar apenas na água é o suficiente.
Copo Esterilizador Inciclo para Coletor Menstrual Basta colocar o coletor dentro dele, cobrir com água e colocar a tampa e levar ao microondas por 5 minutos. Só cuidado na hora de retirar!
3 minutos
Korui