A categoria atipia de significado indeterminado/lesão folicular de significado indeterminado (ASI/LFSI) da classificação de Bethesda para as citologias aspirativas de nódulos da tiroideia (CAAF) é reservada para as lesões que contenham células cuja arquitetura e/ou atipia nuclear não seja suficiente para serem ...
O sistema Bethesda Bethesda de 2001 inclui alterações que se baseiam no acumulo de dados e nos avanços na compreensão da biologia do câncer cervical. A expressão “diagnóstico”” éé substituida substituida por “interpretação”” ou “resultado”” no cabeçalho do laudo da citologia cervical.
CATEGORIA III – ATIPIAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO/ LESÃO FOLICULAR DE SIGNIFICADO INDETERMINADO (AUS/FLUS): O termo indeterminado traduz uma incerteza se a lesão é maligna ou benigna e é resultado da limitação intrínseca do método citopatológico.
A categoria IV (Bethesda IV) é chamada de Neoplasia Folicular, o que significa dizer que a alteração vem de células foliculares da tireóide, mas ainda não permite afirmar se a lesão é benigna ou maligna.
Tipos de tumor O carcinoma papilífero, responsável por 70%, 80% dos casos, é um tumor pouco agressivo, de evolução lenta. Na maioria das vezes, é diagnosticado num exame de rotina e reage bem ao tratamento. Quando ocorrem metástases, os gânglios linfáticos costumam ser os inicialmente afetados.
Lobectomia: essa cirurgia é algumas vezes utilizada para o câncer diferenciado de tireoide (papilífero ou folicular). O lobo contendo o câncer é geralmente removido junto com o istmo (parte que une os lobos da tireoide).
Iv = Vascularização Periférica ≤ Central. V = Vascularização Central.
A Classificação de Chammas é um método diagnóstico realizado no estudo ultrassonográfico Doppler, em nódulos na tireoide. ... Estas classificações tentam ajudar na classificação de nódulos suspeitos na tireoide, indicando ou não punção aspirativa por agulha fina (PAAF).
Em 72% dos nódulos malignos, havia pelo menos 3 das 5 características indicativas de malignidade: hipoecogenicidade, conteúdo sólido, halo ausente, margem irregular e microcalcificações. A maioria dos incidentalomas estudados foi benigna.
Lobo direito: 6,2 x 7,1 x 4,3 cm. Volume: 100 cm3; Lobo esquerdo: 3,2 x 1,2 x 0,7 cm. Volume: 0,5 cm3; Istmo:1,7 x 2,5 x 0,2cm. Volume: 0,6 cm3; Volume total da glândula: 101 cm3 (normal = 6 a 15 cm3).
O ístmo, geralmente com 2,0 cm de comprimento, raramente passa de 0,5 cm de altura e 0,2 cm de espessura. O peso médio da tiróide normal varia, no adulto, de 20 a 25 g podendo, segundo alguns, chegar a 30 ou 35 g.
Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos (câncer)³.
Mesmo que na maioria dos casos eles não signifiquem câncer é importante procurar o endocrinologista, pois nódulos (tanto benignos como malignos) não costumam apresentar sintomas no início do quadro.
Mas esse cenário acaba de mudar e traz aos pacientes com nódulo benignos da tireoide uma inovadora alternativa: o procedimento Ablação por Radiofrequência (RFA), uma eficaz alternativa para tratar e reduzir o tamanho dos nódulos benignos, císticos e não-císticos da tireoide.