substantivo masculino Estabelecimento onde se educam órfãos; asilo para órfãos.
No orfanato, adolescentes podem ter celular? - Quora. Essa é de fato uma pergunta interessante, mas acho que não. As crianças de lá não tem dinheiro e ninguém que dê celulares de presente a elas, por isso acredito que não é proibido, elas só não conseguem meios de ter um.
Nos meados do século XIX, após a Independência do Brasil, a formulação de políticas para a infância se inscreve como uma questão da ordem pública. Em 1854 havia a intenção de recolher os meninos que vagavam pelas ruas, segundo um decreto imperial desse mesmo ano. Em 1871 foi criado o asilo de meninos desvalidos.
Inicialmente a adoção surgiu como instituto religioso com o intuito de garantir o culto aos ancestrais familiares, para que não houvesse a extinção da família. Nesse linear, apenas eram atendidos os interesses do adotante e de seus parentes consanguíneos.
Esse modelo de acolhimento ganhou inúmeros adeptos por toda a Europa, principalmente a católica, a partir do século XVI. movimentos, a Igreja católica criou, através dos padres jesuítas, importantes obras que descreviam “a boa criação dos meninos enjeitados” (VENANCIO, 2010, p. 19).
Eram situadas em locais afastados da comunidade e pautadas em um trabalho assistencial e de caridade. Educação, atendimentos de saúde e grande parte das atividades aconteciam dentro de seu espaço, sendo conhecidas como “instituições totais”, que privavam as crianças e adolescentes da inserção comunitária.
Veja na lei como isso pode ser feito....Para um ONG funcionar bem precisa:
Como é o processo para abrir uma instituição não governamental e sem fins lucrativos? Normalmente, quando alguém tem essa intenção, busca criar uma associação. Para tanto, é preciso realizar uma assembleia reunindo as pessoas interessadas e aprovar um estatuto.