Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.
Confira como usar algumas opções caseiras.
Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.
As penicilinas são os antibióticos de escolha. A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina.
Potenza: O ideal é parar e passar alguma pomada. Usamos um óleo de uma árvore comum na região de Uberaba, chamado óleo de copaíba, que se encontra em farmácia humana. Tem que manter a região mais hidratada e evitar colocar o arreio ou qualquer coisa que volte a ferir esse local, até que volte a crescer o pelo no lugar.
Feridas abertas, contaminadas e lacerantes em membros são comumente encontradas em equinos. O antibiótico Penfort PPU da Ourofino é indicado para estes casos, devido a sua ação rápida e prolongada.
Na fase aguda, o tratamento inclui repouso absoluto em baias, associado com hidroterapia 3 vezes ao dia, sacos de gelo ou uma mistura de água e gelo com duração de no mínimo 20 minutos, além de massagem com DMSO, devido suas propriedades antiedematosas e de vasodilatação (STASHAK, 2006).
Joelho: Região dos ossos cárpicos, situada entre o antebraço e a canela. 6. Canela: Situa-se entre o joelho e o boleto. Na conformação correta, deve-se apresentar perpendicular ao solo, sem desvios ou saliências.