Saber identificar esses termos essenciais da oração pode ajudar na compreensão de seu funcionamento. Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado. Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.
O sujeito é alguém ou algo de quem ou do que se fala. Ele é facilmente identificado na oração através da utilização do método de pergunta, por exemplo: ... Ao responder a pergunta “quem correu muito com o veículo?”, identificará o sujeito da oração que, nesse caso, é “o ajudante da loja”.
Essa palavra é chamada de núcleo do sujeito. Nos exemplos citados, os núcleos do sujeito são, respectivamente, "tataravó", "modelos" e "presidente". Núcleo do sujeito é, portanto, a palavra principal que forma o sujeito.
1. Tópico frasal ou frase-núcleo ou introdução. Consta, na maioria dos casos, de um ou dois períodos curtos iniciais em que se expressa de maneira clara e sucinta a idéia de núcleo. ... São as especificações que seguem a generalização do tópico frasal.
Resposta. Formular significar elaborar, criar algo.
substantivo feminino Ação ou efeito de formular. Ação de expressar ou redigir em fórmulas; desenvolvimento de fórmula.
substantivo feminino Frase com a qual se pretende interrogar, fazer uma interrogação; palavra usada para indagar ou questionar: ouviu a pergunta, mas não quis responder. Pedido; indagação sobre algo, para pedir informação.
Voltar a formular; propor novas fórmulas e bases: o governo vai reformular o orçamento para o próximo ano. Expor claramente; enunciar mais uma vez: reformule sua resposta, por favor! Etimologia (origem da palavra reformular).