A origem da Didática nos remete ao século XVII através de Iohannes Amos Comenius ou mais conhecido como Comênio (1592-1670) que realizou uma obra chamada Didática Magna (Didactica Magna) em 1657, que criava uma proposta de reformar e escolar e educacional.
Pesquisas Educacionais. A história da Didática no Brasil revela que sua trajetória procurou atender às necessidades educacionais de cada época e contexto social. ... O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar".
A palavra didática deriva da expressão grega - techné didaktiké -, que se traduz por arte ou técnica de ensinar.
O que é a psicologia cognitiva? A cognição significa a função da inteligência ao adquirir um conhecimento. Para nos aprofundarmos nesse conceito, é correto dizer que o processo de conhecer envolve atenção à percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e a linguagem.
Neisser definiu Psicologia Cognitiva como a psicologia que se refere a todos os processos pelos quais um input (entrada) sensorial é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e usado. Neste livro, ele traz a noção de códigos cognitivos utilizados para possibilitar os processos mentais.
A psicologia cognitiva surgiu formalmente entre 1950 e 1970, na tentativa de investigar os processos mentais subjacentes ao comportamento humano (Anderson, 2004). A Segunda Guerra Mundial, o computador e a lingüística foram as três principais influências para o desenvolvimento posterior desse campo de pesquisa.
O desenvolvimento cognitivo é um campo de estudo da neurociência e psicologia focada no desenvolvimento de uma criança em termos de processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva, a aprendizagem de línguas, e outros aspectos do desenvolvimento do cérebro em relação ao ponto de vista de um ...
Podemos pensar sobre algo que percebemos (percepção), sobre algo no qual estamos focados (atenção) ou sobre algo de que lembramos (memória). Esse processo cognitivo é uma função cerebral que envolve a compreensão dessas informações e motiva, muitas vezes, uma tomada de decisão.