Os Estados Unidos adotam o sistema federalista, o que significa que os estados têm bastante autonomia para criar regras e leis próprias. Portanto, cada estado oferece diferentes tipos de coberturas de saúde e regula o funcionamento dos convênios médicos em seus territórios.
Pois, no Brasil, a saúde é um direto de todos e dever do Estado. Por outro lado, nos Estados Unidos a saúde é entendida como responsabilidade individual, ou seja, há um consenso cada um deve arcar com suas próprias despesas, cabendo ao Estado o papel de apenas regulador.
O sistema de saúde brasileiro é composto pelo SUS e pelo braço privado representado por planos de saúde e por profissionais autônomos. Para a realidade brasileira, o SUS representa significativo avanço na saúde pública. Entretanto, a existência do sistema privado evidencia a necessidade de complementação.
O país que tem o melhor sistema de saúde do mundo é Taiwan. Lá, foi desenvolvido um sistema de cartões inteligentes, que compilam todo o histórico médico dos cidadãos desde o nascimento. Dessa forma fica muito mais fácil o diagnóstico de possíveis problemas de saúde.
Dos países reconhecidos por possuírem sistema de saúde público e universal, como Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Suécia, Espanha, Portugal e Cuba, nenhum tem população superior a 100 milhões de habitantes. O mais populoso é o Reino Unido, com cerca de 66,4 milhões de pessoas.
De acordo com o ranking, o primeiro lugar pertence a Harvard, nos EUA. Em seguida, estão as universidades de Oxford e Cambridge, no Reino Unido.
Sir Magdi Habib Yacoub. Magdi Yacoub (1935) é um médico britânico-egípcio que atua como cirurgião cardiotorácico, sendo conhecido por ser um dos médicos responsáveis por revolucionar esse campo da ciência com suas descobertas e feitos.
Neurocirurgiões em São Paulo
Carreira Médica
Nefrologistas em São Paulo
O neurocirurgião trata de diversas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico. Cérebro, nervos e coluna.
Um médico neurologista deve, além da formação em medicina, fazer uma residência em clínica médica e só então iniciar a especialização em neurologia. O neurocirurgião, por sua vez, atua especialmente nos casos em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária.
O único diferencial é que cada um dos profissionais teve foco de estudo acadêmico em áreas diferentes, sendo o ortopedista especializado no sistema músculo-esquelético e os neurologistas no cérebro e sistema nervoso central. O nivelamento entre ambos os profissionais é grande com a especialização em cirurgia da coluna.
As hérnias de disco que não causam nenhum problema ao paciente não devem ser valorizadas, nem tratadas. Caso você esteja apresentando dor ou outros transtornos poderia procurar um médico neurologista ou neurocirurgião, um médico especialista em dor, um médico ortopedista ou um médico especialista em acupuntura.
A fisiatria é uma especialidade médica que trata de doenças variadas, que são capazes de causar algum tipo de incapacidade, limitação física ou a perda de alguma habilidade em um determinado paciente.
Dentro de uma equipe multidisciplinar, o fisiatra agirá em conjunto com outros profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, etc. Já o fisioterapeuta irá atuar no tratamento e prevenção de doenças e lesões.
Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves como uma dor nas costas (lombalgia) até lesões mais graves como sequelas de um 'derrame' cerebral (acidente vascular ...