Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. ... Objeto direto: meu bolo predileto)
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ... Quando, porém, for usado um pronome oblíquo átono como objeto indireto, ela desaparecerá: “Obedeço a eles” = “Obedeço-lhes”.
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
Transitividade verbal
Com relação à predicação, os verbos podem ser classificados em transitivos diretos, indiretos, diretos e indiretos, intransitivos e de ligação.
Resposta. Verbo classificar é transitivo direto, portanto o seu complemento é um objeto direto.
Resposta. Resposta: d) verbo transitivo e intransitivo.
Resposta. Resposta: Explicação: Olá, tudo bem?
Predicação Verbal é a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
É chamada de predicação verbal a relação que um verbo estabelece com os seus complementos na formação do predicado. Assim, quanto à predicação, os verbos podem ser classificados em: ... verbos transitivos; verbos de ligação.