Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.
Movimento artístico e filosófico surgido na Itália no século XV. O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
O movimento renascentista extrapolou as artes, alcançando as ciências. Seguindo os princípios do Humanismo e pautados pelo antropocentrismo, pela razão, pela observação e pela experimentação, pensadores do período renascentista dedicaram-se a investigar o Universo e a pesquisar as grandes questões da humanidade.
No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. Os mecenas eram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros que financiavam e investiam na produção de arte como maneira de obter reconhecimento e prestígio na sociedade.
Principais representantes. Os principais pensadores que fizeram parte do Renascimento Científico foram: Nicolau Copérnico (1473-1543): astrônomo e matemático polonês, considerado o “Pai da Astronomia Moderna”.
Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. ... Os Médici foram uma dinastia política italiana.
Itália