As bandas servem para prender a parte final do fio ortodôntico. Os tubos possuem a mesma função, mas sua estrutura é colocada nos dentes, que nem os bráquetes. Muitos ortodontistas utilizam os anéis pela maior resistência durante a mastigação.
Banda ortodôntica é aquele anel metálico que fica em torno dos dentes. Principalmente nos molares de quem usa aparelho ortodôntico.
Casos em que precisamos utilizar algum aparelho acessório, esse normalmente precisa ser soldado à banda. Assim, ainda não estamos totalmente livres do uso delas, mas na grande maioria dos casos o seu uso já não é mais preciso.
Por que as bandas ortodônticas são vilãs? Caso a banda ortodôntica não esteja bem adaptada e cimentada, pode ser que ocorra a entrada de resíduos alimentares entre a peça e o dente. Isso produz um odor desagradável e pode resultar em cáries.
A escova de dentes de quem usa aparelho fixo deve ter, de preferência, cabo reto, cerdas macias ou extra macias e cabeça estreita e pequena. O ideal é retirar todas as partes removíveis do aparelho, como por exemplo os elásticos (se houverem), antes de escovar.
Algumas práticas auxiliam no tratamento deste problema são:
Enxertos das gengivas Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.