Lisossomo - Organela presente no citoplasma de célula eucariontes, responsável pela digestão intracelular. Peroxissomo - Organela parecida com o lisossomo, a qual contém catalase em seu interior; sua função é livrar a célula de certos resíduos tóxicos e participar da conversão de gordura em glicose.
Os lisossomos são organelas que apresentam em seu interior grande quantidade de enzimas digestivas. A célula apresenta diversas organelas que trabalham juntas para manter o seu bom funcionamento. ... Essas vesículas soltam-se do complexo golgiense e originam os lisossomos.
Dentro dessa organela há enzimas hidrolases que degradam componentes celulares vindos do meio extracelular, assim como componentes ou organelas presentes na própria células que estão em processo de reciclagem.
Essa atividade digestiva desempenhada pelos lisossomos pode ser autofágica ou heterofágica. Isso quer dizer que os lisossomos podem destruir tanto estruturas da própria célula quanto alguns compostos que vêm de fora, como nutrientes ou, até mesmo, microrganismos.
Há substâncias que nenhuma enzima humana é capaz de digerir. Uma delas é a celulose, que participa da formação da parede das células vegetais. Como a celulose é uma molécula grande demais para ser absorvida e não é digerida, ela é eliminada com as fezes.
DNA nuclear é a estrutura responsável pela hereditariedade. O lisossomo é é capaz de digerir e destruir organelas da própria célula.