O aeróbico é aquele que o consumo de oxigênio é principal fonte de energia para a queima de gordura e de longa duração. Já o anaeróbico, não utiliza o oxigênio sendo de alta intensidade e curta duração.
Tipos de exercícios de cardio
"Cárdio ou treinamento cardiovascular pode ser definido como todo exercício físico que aumenta a frequência cardíaca. O principal objetivo desse tipo de treino é adquirir resistência física através do fortalecimento do sistema cardiovascular", explica Lucas da Costa Gomes, professor da Smart Fit.
O treino cardio é uma abreviação para o treinamento cardiorrespiratório. É responsável por proporcionar ao seu praticante adaptações cardiovasculares e respiratórias, que resultam em maior resistência e diminuição do cansaço.
Como melhorar a sua capacidade cardiorrespiratória? Descubra!
Os exercícios de baixo impacto são realizados com menos impacto sob as articulações, ligamentos e estruturas ósseas do nosso corpo. Mas, isso não quer dizer que os resultados sejam menores. Obtemos excelentes resultados com exercícios com menos impacto, principalmente nos trabalhos de fortalecimento muscular.
O exercício aeróbico em jejum deve ser feito logo pela manhã, com jejum de 12 a 14 horas, sem consumo de suplementos, como BCAA, e deve ter intensidade baixa, sendo recomendado uma caminhada de mais ou menos 45 minutos.
O cardio em jejum é a uma forma de praticar exercícios aeróbicos antes de se alimentar pela manhã. Com o estômago vazio, o organismo apresenta índices baixos de glicose e glicogênio, o que favorece a queima de gordura.
Segundo alguns estudos, fazer atividades físicas no fim da tarde (por volta de 17h ou 18h) é mais eficaz e os benefícios são muitos. Para começar, neste horário a temperatura corporal está mais elevada, o que permite um gasto calórico maior.
Um estudo publicado no Journal Of Sports Sciences descobriu que entre as 16h e 20h o desempenho dos participantes foi melhor em comparação com outras horas do dia.
Exercitar de manhã melhora o desempenho Se você está se preparando para uma competição, a manhã é o horário ideal. Ao treinar cedo você melhora seu desempenho e ganha força física. A atividade esportiva da manhã também ajuda a aquecer seus músculos ainda dormentes.
A maioria das pessoas realizam um treino pela manhã e um outro de noite, pois acha que a quantidade é ideal. ... Se você for treinar mais que uma vez no dia, não se esqueça, pesquisas sugerem que dê um tempo de, pelo menos, 4 a 6 horas entre o treino e que cada treino não exceda 30 minutos.
Cada horário tem vantagens para o corpo e você pode explorar o melhor de cada um. Segundo estudos, malhar pela manhã pode ser o melhor para ganho de massa muscular. Isso se dá devido ao fato dos níveis de insulina e cortisol serem mais altos pela manhã. Como resultado, a incorporação de proteínas nos músculos é maior.