Piolhos são ectoparasitas pertencentes à Ordem Phtiraptera. Esses indivíduos de corpo achatado, cujas asas são ausentes, podem ser mastigadores ou sugadores, alimentando-se principalmente de resíduos da epiderme, secreções sebáceas e sangue. São encontrados predominantemente em mamíferos.
O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.
Piolhos (Phthiraptera) Os piolhos não têm asas, eles têm antenas curtas, e uma cabeça larga ou cônico. Eles têm olhos pequenos, ou sem olhos em tudo, e muitos têm garras. Todos os piolhos são parasitas de aves ou mamíferos, e muitas vezes são encontrados apenas em uma única espécie.
Outra forma de se acabar com os piolhos é utilizando produtos encontrados em casa, como condicionador, azeite de oliva ou óleo de cozinha. Para isso, basta lavar os cabelos com xampu e embebedá-los completamente com um dos ingredientes acima. Feito isso, coloque uma touca nos cabelos e deixe-a por no mínimo duas horas.
É por isso que não sobrevivem mais do que 1 ou 2 dias fora do hospedeiro. As lêndeas normalmente não eclodem e morrem fora do hospedeiro no prazo de semana se não estiverem à mesma temperatura do couro cabeludo humano.
- Lave o cabelo com xampu de sua preferência, enxágue-o e enxugue com a toalha. - Agite bem o frasco de Kwell® e aplique nos cabelos ainda úmidos, cobrindo todo o couro cabeludo, esfregando abundantemente em toda a extensão, principalmente atrás das orelhas e na nuca, onde os piolhos e as lêndeas se concentram mais.