Síndrome psico-orgânica aguda, de caráter transitório, com alterações cognitivas, psiquiátricas e comportamentais. É muito comum em idosos, mas acomete pacientes de qualquer faixa etária. Alta incidência em pacientes hospitalizados, principalmente nas unidades de terapia intensiva.
Como identificar a depressão em diferentes fases da vida
Quando agrupados por faixa etária, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram onde ela é mais grave. A faixa dos 60 a 64 anos lidera o ranking, com 11,1% dos indivíduos diagnosticados. De acordo com especialistas, embora comum, porém, a depressão entre idosos está longe de ser “normal”.
Quem é mais propenso à depressão Ela não escolhe muito idade, não, mas é comum entre o final da adolescência e os vinte e poucos anos. Na população adulta, um a cada 15 indivíduos é deprimido. Sim, é muita gente!
A Depressão infantil é caracterizada pela presença dos seguintes sinais e sintomas, os quais podem se apresentar de forma mascarada: baixo desempenho escolar, pouca capacidade para se divertir (anedonia), sonolência ou insônia, mudança no padrão alimentar, fadiga excessiva, queixas físicas, irritabilidade, sentimentos ...
Quais os principais sintomas da ansiedade e da depressão?