Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada.
Saúde e Bem-estar. O autismo é um problema de origem multifatorial que se caracteriza pela dificuldade de comunicação, socialização e de uso da imaginação. O autismo é um problema do desenvolvimento humano que foi descrito pela primeira vez pelo médico Leo Kanner em 1943.
Conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo é uma condição que altera o desenvolvimento do padrão da linguagem, a interação social e os processos de comunicação. Sendo assim, o TEA pode causar um atraso ou desvio na aprendizagem em diferentes áreas do desenvolvimento.
O autismo leve não é um diagnóstico correto utilizado na medicina, no entanto, é uma expressão bastante popular, mesmo entre os profissionais de saúde, para se referir a uma pessoa com alterações do espectro do autismo, mas que consegue fazer quase todas as atividades diárias como ter uma conversa normal, ler, escrever ...
Alguns espectros mais conhecidos de autismo são: Síndrome de Angelman. Síndrome de Asperger. Síndrome do X Frágil. Hiperlexia.
Entretanto, no bebê dos 0 aos 3 anos de idade, já é possível notar alguns dos sinais e sintomas de alerta, como:
Grau leve (nível 1) Nesse grau de autismo, a pessoa necessita de pouco suporte, tem dificuldades na comunicação, mas sem que isto limite sua interação social. Problemas de organização e planejamento podem prejudicar a independência.
A distinção entre autismo e síndrome de Asperger não é universalmente aceita. O quadro de autismo e síndrome de Asperger tem similaridades nos quesitos de diagnóstico. A diferença está apenas em que na síndrome de Asperger a memória é privilegiada e os aspectos cognitivos e da Linguagem não apresentam atraso.
A causa exata da Síndrome de Asperger, assim como do Transtorno do Espectro do Autismo, ainda não é conhecida. Os cientistas, por outro lado, acreditam que uma anormalidade no cérebro das crianças portadoras seja a causa mais provável.
As pessoas com Síndrome de Asperger têm dificuldade em “ler” outras pessoas. Reconhecer ou entender os sentimentos e intenções dos outros. Expressar suas próprias emoções. Torna-se muito difícil para eles a interação no mundo social.
10 sinais que podem indicar síndrome de Asperger
Se precisar fazer mudanças na rotina, se programe para conversar com a criança dias antes. Isso porque pessoas com Síndrome de Asperger não lidam bem com mudanças súbitas; Incentive a aprendizagem e o conhecimento de diferentes temas.
Para os especialistas, o importante é não buscar uma cura, e sim garantir a felicidade da criança. No tratamento, em geral, são envolvidos médicos, neuropsicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos. "O primeiro passo é procurar entender o seu filho. Aproxime-se do mundo dele e tente ver e sentir como ele sente.
A Abramet destaca que, no Brasil, não há vedação da CNH para pessoas dentro do espectro autista. Essas pessoas podem obter suas carteiras de motorista após passarem por testes e exames que comprovem a existência de condições necessárias para dirigir.
A Síndrome de Savant ou Síndrome do Sábio porque Savant em francês significa sábio, é um distúrbio psíquico raro onde a pessoa possui graves défices intelectuais.
Desta forma, a síndrome é diagnosticada com mais frequência em crianças, porém o savantismo também pode ser “adquirido” na idade adulta após traumas cerebrais, meningite, ataques de epilepsia ou devido a um derrame cerebral. Além disso, a condição geralmente afeta de quatro a seis vezes mais os homens.
A pessoa com síndrome de down é, portanto, plenamente capaz para agir livremente nas questões existenciais, mas, uma vez que, de forma fundamentada, sofra a curatela, exercerá indiretamente contratos ou disposição de bens.
Sendo assim é possível concluir que mesmo possuindo capacidade civil parcial, os portadores da Síndrome de Down, são capazes de praticar atos da vida civil, isso incluir dizer, o casamento, desde que devidamente assistido por alguém de sua confiança, pois esta pessoa lhe ajudará quando se deparar com alguma dificuldade ...
A Síndrome de Rett é uma doença neurológica provocada por uma mutação genética que atinge, na maioria dos casos, crianças do sexo feminino. Caracteriza-se pela perda progressiva de funções neurológicas e motoras após meses de desenvolvimento aparentemente normal - em geral, até os 18 meses de vida.
O cérebro autista parece ter um sistema límbico (responsável pelo aprendizado, memória, emoção, comportamento) mais imaturo, como se pertencesse a uma pessoa mais jovem, e a região cerebelar tem menos células que o esperado; esta anormalidade pode ser responsável pelo déficit de atenção, modulação sensorial, motora e ...
As pessoas com deficiência visual — que têm acuidade visual de 20/200 ou menor, segundo a escala de oftalmologia Snellen —, as que têm algum tipo de deficiência intelectual — independentemente do grau — e as pessoas com autismo não podem dirigir em nenhuma hipótese.
No Brasil e na grande maioria dos países, não há restrições legais relacionadas a autismo e direção. Desde que a pessoa com TEA seja aprovada nos exames e testes exigidos e demonstre um comportamento seguro ao dirigir durante os testes obrigatórios, poderá obter uma permissão para conduzir veículos.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), os indivíduos que apresentarem doenças psicológicas como depressão ou esquizofrenia são considerados inaptos para dirigir. Isso porque as doenças envolvem uma série de distúrbios, fobias e síndromes.