Ângulos complementares são dois ângulos em que sua soma resulta em 90º, isto é, um é o complemento do outro.
Exemplo: Os ângulos que medem 42º e 48º são complementares, pois 42º + 48º = 90º. Dizemos que o ângulo de 42º é o complemento do ângulo de 48º, e vice-versa. Para calcular a medida do complemento de um ângulo, devemos determinar a diferença entre 90º e a medida do ângulo agudo dado.
Os exercícios aeróbicos, como ginástica, dança, jumping e corrida, por exemplo, auxiliam quem está acima do peso e deseja emagrecer. Junto com essas atividades, o ideal é combinar um cardápio que elimine as gorduras e, dependendo do caso, as proteínas. Há também pessoas que investem a dieta sem carboidratos.
Quando queremos a intersecção de dois conjuntos é o mesmo que dizer que queremos os elementos que eles têm em comum. Dados dois conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5, 6} e B = {5, 6, 7}, a intersecção é representada pelo símbolo ∩, então A ∩ B = {5, 6}, pois 5 e 6 são os elementos que pertencem aos dois conjuntos.
A união de dois conjuntos A e B, é o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A ou a B. Já a intersecção de A e B, pode ser dita como o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A e a B.
Considere dois conjuntos A e B, a união entre eles será um novo conjunto formado por elementos de A ou elementos de B. Representamos a união com o símbolo U, então A U B é a união entre os conjuntos A e B. Considere os conjuntos A = {a, b, c, d, e} e B ={c, d, e, f, g}.
Podemos dizer que dois ou mais conjuntos são iguais se os elementos de um forem idênticos aos dos demais, matematicamente representamos uma igualdade pelo sinal =. dizer que A = B (A igual a B). Quando comparamos A e B e eles não são iguais dizemos que são diferentes representados assim A ≠ B.
Lembre-se de que um conjunto está contido no outro se cada um dos seus elementos também pertence ao outro conjunto. Neste caso, cada elemento do conjunto pertence também ao conjunto , dizemos então que está contido em , ou que é subconjunto de .
Quando todos os elementos de um conjunto A pertencem também a um conjunto B, dizemos que A ⊂ B ou que A está contido em B. Por exemplo, A= {1,2,3} e B={1,2,3,4,5,6}.
Aqui estão alguns símbolos matemáticos.
O conjunto dos números Reais (R) engloba 4 conjuntos de números: Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q) e Irracionais (I) O conjunto dos números Racionais (Q) é formado pelo conjuntos dos Números Naturais (N) e dos Números Inteiros (Z).