Despachos O despacho de macumba é a oferenda feita ao espírito ou entidade para se obter o favor desejado. Alguns espíritos preferem alimentos (como farofa ou pipoca), outros velas e bebidas como cachaça ou champanhe. O local de realização do despacho sempre possui um significado.
Boato – Professor Leandro, historiador da UnB, contou que as oferendas da Umbanda nas encruzilhadas surgiram para escravos que fugiam de feitores. ... O tal professor teria dito que era uma forma dos negros alimentarem “irmãos escravos” que fugiam dos feitores.
Etimologicamente, a palavra macumba possui uma origem questionável, no entanto, algumas fontes citam que talvez tenha se originado do quimbundo, língua africana falada principalmente no noroeste de Angola. A prática da macumba muitas vezes é erroneamente associada com rituais satânicos ou de magia negra.
Significado de Oferenda substantivo feminino Dádiva oferecida a Deus ou aos santos; oblação, oblata. Cerimônia em que o padre recebe as ofertas dos fiéis. Tudo o que se oferece para uma boa obra. Etimologia (origem da palavra oferenda).
Caso faça as oferendas em casa, deixe por 3 dias e depois despache. Não há a necessidade de despachar as vasilhas junto, porque após 3 dias, não há mais nada ali a não ser lixo.
Os sinais de que uma pessoa tem Pombagira Os primeiros indícios da manifestação da entidade podem ser um forte desejo de consumir tabaco ou álcool. Também pode ocorrer um sintoma muito semelhante à excitação sexual, pois ela usa o chacra genésico (das glândulas sexuais) para se manifestar.
Um médium vai incorporar a Pombagira, que pode atender por diversos nomes – Maria Padilha, Rosa Caveira e Maria Mulambo, por exemplo – e ouvir o que a pessoa deseja. Em troca de oferendas diversas, que variam de acordo com o pedido, ela vai apresentar conselhos e rituais para resolver os mais diversos problemas.
Pomba Gira é uma Guardiã assim como os Exús, especialista em amor e relacionamentos. Trabalha com a energia sexual que une os homens à Terra. Como alguns acreditam que ela tenha sido uma pessoa que fez os outros sofrerem enquanto viveu, as pessoas têm medo.
A pombagira é risonha e dá gargalhadas estridentes para afastar o mal e amedrontar os espíritos obsessores, que buscam vingança. Gosta de beber, fumar e de se vestir bem e está sempre com a mão na cintura, por vezes segurando a barra da saia ou jogando-a por cima da perna.
A Pomba-gira é uma manifestação mediúnica, como já citamos, e nesta manifestação inúmeras ações lhe são características. Entre elas estão o girar, o gargalhar, o balançar a saia, entre outros.
Ela confirmou: louro. Teresa Loura era diferente da Teresa Castanho-Cinza.
Minha Rainha, Pomba Gira Dama da Noite, eu te peço assim: Vá onde PS estiver nesse momento e faça com que ele não descanse enquanto não ficar comigo, se declarar pra mim ficar definitivamente comigo, que seja pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pela virtude das águas, eu invoco as 13 ...
Entre dezenas, as mais conhecidas são: Pombagira Rainha, Maria Padilha, Pombagira Sete Saias, Maria Molambo, Pombagira da Calunga, Pombagira Cigana, Pombagira do Cruzeiro, Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros, Pombagira das Almas, Pombagira Maria Quitéria, Pombagira Dama da Noite, Pombagira Menina, Pombagira Mirongueira ...
São eles:
Morte. Alguns meses após a morte de Branca de Bourbon, em Medina Sidonia, Maria Padilla morre durante a pandemia da peste bubônica de 1361 e seus restos mortais são sepultados em Astudillo, onde ela havia fundado um convento.
Catedral de Sevilha, Sevilha, Espanha
Orlando Chaider
O termo Padilha é a pronuncia, aportuguesada, originária da palavra espanhola padilla, cujo, em castelhano, é o nome dado a uma ferramenta utilizada por padeiros; também podendo se referir a um determinado tipo de forno de pedra, ao qual se utilizavam pás de cabo longo para posicionar os alimentos no interior.
60 anos (8 de maio de 1960)
Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
Significado de Exu substantivo masculino [Religião] Entidade espiritual, do candomblé ou da umbanda, que funciona como um tipo de porta-voz que conduz os pedidos (ou oferendas) oferecidos pelos homens aos orixás maiores; orixá panteão nagô. Também conhecido popularmente como: enxu. ... A palavra exu deriva do iorubá "exu".
Exu é o orixá da comunicação e da linguagem: assim, atua como mensageiro entre os seres humanos e as divindades, (dentre outras muitas atribuições). É cultuado no continente africano pelo povo iorubá, bem como em cultos afro-descendentes, como no candomblé baiano, no tambor de mina maranhense, dentre outros.